10 Sinais que você deve ver um médico
Devo consultar um médico? É uma pergunta que muitas pessoas fazem. Apesar do que você pode dizer a si mesmo, os principais sintomas e incidentes não são os únicos motivos para ir ao médico. Na verdade, de acordo com os dados mais recentes dos Centros de Controle e Prevenção de Doenças, o motivo mais comum para consultas médicas relacionadas a doenças foi uma tosse. Seja qual for a sua situação, lembre-se de que, para muitas condições, a detecção precoce pode levar a melhores resultados. Leia os 10 sinais indicadores de que é hora de ir ao médico – inclusive quando sua tosse é forte o suficiente para merecer uma visita.
Lembre-se de que esta lista não é exaustiva; acima de tudo, siga seu instinto – se o instinto disser que algo está errado, é uma boa ideia procurar atendimento médico.
VOCÊ TEM UMA FEBRE ALTA E PERSISTENTE
A febre é uma forma natural de seu corpo combater as infecções. No entanto, se você tiver febre acima de 39,4˚ graus Celsius ou uma febre que dura mais de três dias, você deve chamar seu médico. Uma infecção mais séria pode estar em jogo.
SEU FRIO TORNA-SE EXTREMAMENTE RUIM
Nem sempre é fácil saber quando ir ao médico por causa de um resfriado; se o seu não passar ou piorar, procure ajuda profissional. Especificamente, observe o seguinte:
Uma tosse forte que dura mais de duas semanas pode indicar tosse convulsa, enquanto a congestão prolongada pode levar a uma infecção do seio nasal se não for tratada.
Se você tiver febre, dores musculares ou outros sintomas semelhantes aos da gripe, pode na verdade estar com gripe. Nesses casos, é melhor consultar o médico para obter uma receita de Tamiflu. Idosos, mães grávidas e pessoas com doenças cardíacas devem ter cautela extra, pois são mais propensos a desenvolver complicações com a gripe.
Extremamente difícil de engolir, dor no peito e falta de ar não são sintomas normais de resfriado e podem indicar uma condição mais séria.
Se você não consegue manter nada no estômago, pode precisar de uma intravenosa para obter fluidos e ajudar o funcionamento do seu corpo.
VOCÊ PERDEU PESO DE REPENTE E SEM EXPLICAÇÃO
Uma queda inexplicável de peso pode indicar tireoide hiperativa, diabetes, depressão ou doença hepática, entre outras coisas. Como regra geral, se você perdeu mais de 10% do peso corporal nos últimos seis meses (e não é obeso), marque uma consulta com seu médico.
VOCÊ TEM BREVE RESPIRAÇÃO
Altitude, exercícios extenuantes, obesidade e temperaturas extremas são causas normais de falta de ar. Se nada disso estiver causando sua falta de ar, pergunte ao seu médico sobre a possibilidade de asma, bronquite ou outra condição – especialmente se os sintomas surgirem repentinos e intensamente.
VOCÊ TEM DOR GRAVE NO TÓRAX, ABDOMINAL OU PÉLVICA
Dor anormal, intensa e contínua no tórax, abdômen ou pelve pode indicar um problema subjacente que exige a atenção de um médico. Alguns exemplos incluem ataque cardíaco quando a dor é no peito, cálculos biliares quando no abdômen (especialmente se acompanhados de náuseas e vômitos) e apendicite ou infecção renal quando na pelve.
SUA URINAÇÃO OU MOVIMENTO INTENCIONAL MUDOU
Lembre-se de que a evacuação e a micção podem variar de pessoa para pessoa, então a coisa mais importante a se observar é uma mudança repentina em seu próprio padrão, seja fezes com sangue ou pretas, diarréia ou prisão de ventre , ou micção excessiva. Quando isso acontecer, é uma boa ideia consultar seu médico.
FLASHES BRILHANTES INTERROMPEM SUA VISÃO
Se você sofre de enxaqueca, às vezes pode sentir flashes ou manchas brilhantes em sua visão. Fora desses casos, flashes brilhantes repentinos podem ser um sinal de descolamento de retina, uma condição séria que requer atenção médica imediata para evitar a perda permanente da visão.
VOCÊ TEM CONFUSÃO OU MUDANÇA DE HUMOR
Mudanças no humor e confusão repentina podem ocorrer com problemas de saúde mental e também com problemas físicos, como uma infecção ou interação medicamentosa. Fique atento para problemas de raciocínio ou concentração, padrões de sono irregulares e sentimentos de ansiedade ou depressão.
VOCÊ SUSPEITA QUE TEM UMA CONCUSSÃO
Se você caiu de cabeça ou sofreu um golpe, monitore os sintomas de concussão. Isso pode incluir dificuldade de concentração, dor de cabeça, irritabilidade e mudança no padrão de sono; se algum destes se desenvolver, consulte o seu médico.
VOCÊ DESENVOLVE SINTOMAS INESPERADOS APÓS UM PROCEDIMENTO OU INICIANDO UM NOVO MEDICAMENTO
Sempre que você for submetido a um procedimento médico ou cirurgia, se imunizar ou iniciar um novo medicamento, pergunte com antecedência ao seu médico sobre os sintomas conhecidos. Monitore-os e, se ocorrer algo fora do normal, ligue para o consultório médico para saber se é aconselhável marcar uma consulta.
Ainda tem dúvidas se precisa consultar um médico? O fato de você estar na dúvida pode ser uma razão para visitar o clínico geral e deixar ele decidir se você precisa ou não de algum tratamento.
Conte sempre com a Todos Saúde para lhe direcionar para a especialidade adequada com rapidez e agilidade.
0 comentário