Programas e Ações da Secretaria de Saúde de Ibirité MG

Publicado por Todos Saúde em

saúde

A Secretaria Municipal de Saúde é responsável por programar projetos e atividades de saúde pública municipal; fiscalizar o cumprimento da legislação sanitária do Município; articular com os órgãos e entidades federais, estaduais e municipais relacionados com a saúde pública ao nível municipal; promover campanhas de saúde pública; promover campanha de saúde animal; executar atividades de saúde escolar; elaborar programas e projetos relativos a:

a) prestação de serviço médico, odontológico, ambulatorial, hospitalar e de bem-estar social à população do Município, primordialmente à de baixa renda;

b) prestação de serviço médico e odontológico à população escolar de Ibirité;

c) atividades de controle físico, químico e biológico das zoonoses que impliquem risco para a saúde da população;

d) organização e implementação de campanhas de saúde pública no âmbito do Município;

Elaborar e implantar programas de fiscalização do cumprimento da legislação sanitária do Município, em coordenação ou cooperação com outras entidades da administração pública federal, estadual e municipal; cooperar com a Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Urbanismo, na adoção de medidas fiscalizadoras relativas ao Código de Posturas, ao licenciamento de atividades econômicas e à preservação ambiental; acompanhar assuntos de interesse do Município relativos a programas e projetos de sua área de competência, junto aos órgãos e entidades federais, estaduais e municipais; executar as deliberações do Conselho Municipal de Saúde; proporcionar condições de funcionalidade do Fundo Municipal de Saúde; responsabilizar-se pelo emprego de recursos próprios ou repassados à Secretaria, encarregando-se, através de balanços anuais, da prestação de contas do Executivo Municipal; assessorar e representar o Prefeito, quando designado; exercer outras atividades correlatas.

Serviço de Feridas

O Serviço de Feridas tem o objetivo de oferecer tratamento especializado aos pacientes do município, portadores de feridas diversas, para que os mesmos possam ser acompanhados de forma adequada e completa. São membros do Serviço de Feridas uma enfermeira Estoma terapeuta e um médico-cirurgião. É um serviço de grande importância no município, pois os pacientes podem contar com uma referência para este tipo de tratamento, com materiais de grande qualidade e com profissionais especializados, a fim de garantir uma melhoria na qualidade de vida dos pacientes e resolvendo problemas que antes não tinham solução.

SEMAPADH – Serviço Municipal de Atenção Ao Paciente Diabético e Hipertenso

O Serviço Municipal de Atenção ao Paciente Diabético e Hipertenso – SEMAPADH, tem o objetivo de assistir 100% dos pacientes com hipertensão arterial maiores de 18 anos e portadores de diabetes mellitus de qualquer idade da população residente no município de Ibirité, reduzindo a morbimortalidade da população. O SEMAPADH cadastra e acompanha todos os pacientes hipertensos e diabéticos do município e mobilizam os profissionais de saúde da rede básica para o desenvolvimento de ações que visem à reorganização do serviço público relativo à hipertensão arterial e diabete mellitus, prestados nesse nível de assistência.

A prevenção é trabalhada por meio de acompanhamento de todos os pacientes hipertensos e diabéticos, com grupos educativos que abordam temas como mudança de estilo de vida, orientações nutricionais e medicamentos utilizados. O SEMAPADH rastreia e atua na prevenção e tratamento das complicações crônicas da doença, além de trabalhar com essas ações para reduzir os gastos com medicamentos usados na rede de saúde para o tratamento de complicações.

Grupos Bate-Coração

 Os Grupos Bate-Coração são compostos por 20 a 25 participantes e terão a participação do médico e do enfermeiro da Equipe de Saúde da Família, além do auxiliar ou técnico de enfermagem e dos ACS da unidade. Os pacientes tem retorno garantido trimestralmente nos grupos, que coincide com a renovação da receita, além de ter garantidas as consultas trimestrais com o Médico da Família, que será agendada de acordo com o grau de complexidade do paciente e conforme a organização dos grupos.

Comemoração do Dia do Hipertenso (26 de Abril) e do Dia do Diabético (14 de Novembro)

 Os profissionais da Unidades Básicas de Saúde são sensibilizados quanto à importância da prevenção e acompanhamento dessas doenças crônicas. São utilizados materiais educativos como banner, folder, cartazes, entre outros, para comemorar e conscientizar a respeito dessas datas, além da realização de atividades diversas.

Centro de Reabilitação e Fisioterapia do NASF

Centro de Reabilitação e Fisioterapia do Núcleo de Apoio à Saúde da Família – NASF, temo objetivo de prestar assistência fisioterapêutica e fonoaudiológica à população, visando à melhoria da qualidade de vida do paciente, a reintegração à vida social e à sua atividade laboral, propiciando recuperação de sua condição física no limite de sua capacidade.

A atuação da fisioterapia compreende atendimentos individuais e em grupos, abrangendo ortopedia, neurologia, disfunções respiratórias, geriatria e atividade física regular. A fonoaudiologia atua na Unidade de Reabilitação, atendendo a pacientes de diversas faixas etárias e realiza avaliações na Maternidade Municipal e em visitas domiciliares, quando solicitada. Integra e acompanha os pacientes do Programa de Saúde Auditiva da Secretaria Estadual de Saúde.

Programas e Ações:

Grupo de Lombalgia

O Grupo de Lombalgia presta assistência fisioterapêutica coletiva, atendendo pacientes com quadro crônico, possibilitando o compartilhamento da vivência dos pacientes perante quadro de dor, buscando difundir conhecimentos e uso de recursos simples. Estimula a conscientização da necessidade da atividade física e de auto-cuidados.

Programa de Saúde Auditiva

O Programa de Saúde Auditiva busca ofertar próteses auditivas e adaptação do dispositivo através de atendimentos pelo fonoaudiólogo. É ofertado para pacientes através de triagem, onde a capacidade auditiva e a idade são alguns dos fatores de avaliação para participação no programa.

Programa de Órteses, Próteses e Dispositivos para Deslocamento

O Programa de Órteses, Próteses e Dispositivos para Deslocamento oferta, para os pacientes crônicos, aparelhos e dispositivos que irão melhorar suas Atividades de Vida Diária (AVD), possibilitando maior independência e integração social.

Atividade Física Continuada

A Atividade Física Continuada é ofertada para toda a comunidade, buscando difundir a prevenção e promoção da saúde, além de atuar no quadro de dor, através de exercícios e uso de recursos fisioterapêuticos. 

Programa de Prevenção de Incapacidades em Hanseníase

 O Programa de Prevenção de Incapacidades em Hanseníase visa minimizar as sequelas existentes e evitar seqüelas decorrentes da hanseníase, conscientizando o paciente sobre os auto-cuidados necessários, evitando contraturas, deformidades, reabsorções ósseas e comprometimentos neuromotores.

Atendimento ao Núcleo de Apoio à Saúde da Família – NASF

O paciente acamado do Núcleo de Apoio à Saúde da Família – NASF, passa a ter assistência fisioterapêutica domiciliar, contando com suporte multiprofissional e acompanhamento regular de acordo com suas necessidades. O programa conta com visitas domiciliares; avaliações individuais para triagem para os grupos e encaminhamento para a Unidade de Reabilitação, grupos operativos e educativos que prestam assistência multiprofissional a diferentes grupos, como o Hiperdia, Depressão e Ansiedade, Reeducação Alimentar, Gestantes, Idosos, Bate Coração, Trabalhos Manuais, Atividade Física e Grupo de Dor.

Centro de Reabilitação e Fisioterapia do NASF

O Centro de Reabilitação e Fisioterapia do Núcleo de Apoio à Saúde da Família – NASF, temo objetivo de prestar assistência fisioterapêutica e fonoaudiológica à população, visando à melhoria da qualidade de vida do paciente, a reintegração à vida social e à sua atividade laboral, propiciando recuperação de sua condição física no limite de sua capacidade.

A atuação da fisioterapia compreende atendimentos individuais e em grupos, abrangendo ortopedia, neurologia, disfunções respiratórias, geriatria e atividade física regular. A fonoaudiologia atua na Unidade de Reabilitação, atendendo a pacientes de diversas faixas etárias e realiza avaliações na Maternidade Municipal e em visitas domiciliares, quando solicitada. Integra e acompanha os pacientes do Programa de Saúde Auditiva da Secretaria Estadual de Saúde.

CRN – Centro de Referência Nutricional

O Centro de Referência Nutricional – CRN tem o objetivo de promover o tratamento e a atenção nutricional, psicológica e médica à criança desnutrida de até 2 anos de idade. Presta atendimento nutricional através de consultas e orientações às crianças atendidas, monitorando o seu estado nutricional e orientando os pais sobre as práticas alimentares saudáveis, através de palestras e oficinas, além de orientar as famílias incentivando-as na aquisição de alimentos de baixo custo e alto valor nutricional e no plantio de hortas domiciliares. Trabalha no desenvolvimento psico-motor da criança.

O CRN seleciona através de avaliação médica, dentro de critérios clínicos pré-estabelecidos, as crianças que serão atendidas em sistema de semi-internato, promovendo atendimento pediátrico curativo e preventivo durante o período em que elas permanecem no CRN duas vezes por semana. Presta, ainda, atendimento psicológico às crianças e aos pais, trabalhando a relação mãe-filho-família com as famílias das crianças que estão em regime de semi-internato, através de atendimento individualizado ou em grupo. O CRN também trabalha na sensibilização das mães a fim de promover o crescimento do vínculo afetivo com seus filhos.

O CRN documenta e monitora o desenvolvimento de cada criança através do gráfico adotado pelo Ministério da Saúde, do Governo Federal. Ele forma uma rede intersetorial com o Conselho Tutelar e os Programas de Saúde da Família – PSFs, para encaminhar casos que extrapolam o trabalho do CRN. O município conta hoje com o Programa de Cidadania dos Funcionários da Petrobrás, que fornece leite em pó durante 6 (seis) meses a todas as crianças que recebem alta do tratamento do CRN.

Sistema de Vigilância Alimentar e Nutricional – SISVAN

O Sistema de Vigilância Alimentar e Nutricional – SISVAN tem o objetivo de implementar a chamada nutricional em todo o município, obtendo diagnósticos nutricionais da população, que propicie ações ao controle de agravos à saúde. O trabalho é desenvolvido em parceria com as diversas divisões de saúde municipais.

O SISVAN acompanha e avalia periodicamente as crianças de 0 a 5 anos de vida, segundo protocolo do Ministério da Saúde, através do Programas da Saúde da Família – PSF e do Núcleo de Apoio à Saúde da Família – NASF, acompanhando periodicamente as crianças desnutridas, dando orientações às famílias através dos nutricionistas do NASF e enfermeiros do PSF. Os desnutridos graves de até 2 anos de idade são tratados no Centro de Referência Nutricional – CRN em sistema de semi-internato ou de atendimento ambulatorial, dependendo do grau de desnutrição.

O SISVAN acompanha, orienta e promove educação nutricional continuada aos componentes de grupos de crianças, adolescentes, idosos, hipertensos, diabéticos e gestantes através do NASF e do PSF, promove atividades físicas aos hipertensos, diabéticos e obesos através dos fisioterapeutas dos NASFs, além de promover educação continuada e noções de qualidade de vida nas escolas do município para crianças e adolescentes.

Programa do Ferro

O Programa do Ferro tem o objetivo de reduzir a prevalência de anemia por deficiência de ferro em crianças de 6 a 18 meses, gestante e mulheres durante o período de pós-parto e pós-aborto. Trabalha na conscientização e no treinamento aos profissionais (médicos e enfermeiros) sobre a necessidade de incentivar a população a aderir ao programa de suplementação do ferro.

São distribuídas doses semanais de sulfato ferroso para as crianças de 6 a 18 meses que apresentam baixo índice de ferro no sangue, doses diárias para mulheres no pós-parto, pós-aborto e gestantes, além de doses diárias de ácido fólico diários para estas últimas. São desenvolvidas também atividades de orientação nutricional através do Núcleo de Apoio à Saúde da Família – NASF, para as famílias acompanhadas pelo Programa do Ferro, com vistas a fomentar o consumo de alimentos ricos em ferro e hábitos alimentares saudáveis.

Bolsa Família

O programa de nutrição voltado ao Programa Bolsa Família tem o objetivo de promover condições de saúde e nutrição de gestantes, nutrisses, crianças e adolescentes beneficiários do programa, acompanhando e avaliando as crianças de 0 a 7 anos de idade e todos os outros beneficiários, segundo agenda de compromissos, através do Programa de Saúde da Família – PSF e do Núcleo de Apoio à Saúde da Família – NASF. Acompanha periodicamente as crianças desnutridas e dá orientação às famílias, através dos nutricionistas do NASF e enfermeiros do PSF.

Além disso, acompanha, orienta e promove educação continuada aos beneficiários do Bolsa Família, trabalhando os temas da agenda de compromisso. Promove e insere os beneficiários nos grupos operativos de crianças, adolescentes, adultos, idosos, hipertensos, diabéticos e getantes, promovidos pelo NASF e pelo PSF. Trata ainda os desnutridos graves, até os 2 anos de idade, no Centro de Referência Nutricional – CRN.

HANSEN – Programa de Ações e Controle da Hanseniase

O Objetivo do Programa de Ações e Controle da Hanseníase de Ibirité é a melhoria do acesso ao serviço de hanseníase e da informação à população geral, aliada à rapidez do diagnóstico, garantia de medicamentos e uma abordagem personalizada e humanizada do indivíduo, implementar a detecção de casos novos, implementar ações de prevenção e tratamento de incapacidades e deformidades físicas, registrar e monitorar os dados de notificação e acompanhamento do paciente com hanseníase e encerrar os casos no Sistema de Informação de Agravos de Notificação – SINAN do Governo Federal e promover ações de educação em saúde, comunicação e mobilização social, melhorando o nível de informação da população possibilitando maior acesso. 

Programas e Ações:

  • Sensibilização / capacitação da atenção básica para suspeição diagnóstica e fluxo encaminhamento (capacitação contemplando novos profissionais do semestre e/ou monitoramento de todos os profissionais na ocasião da contratação).
  • Implementação da vigilância dos contatos intra-domiciliares dos casos confirmados de hanseníase.
  • Investigação freqüente junto à GRS de casos novos residentes de Ibirité, diagnosticados em outros municípios.
  • Realização do teste de sensibilidade em ocasião das consultas de controle / orientação de todos os pacientes do programa de hanseníase quanto a importância do auto-cuidado.
  • Realização de avaliação e acompanhamento fisioterápico de todos os casos de hanseníase.
  • Reunião mensal com digitadora do SINAN.
  • Reunião trimestral com equipe.
  • Implantação de fluxo de análise do banco de dados.
  • Distribuição de faixas, próximo ao Dia Mundial de Luta Contra a Hanseníase.
  • Confecção de material educativo.
  • Fixação de cartazes, mural sobre hanseníase junto à rede pública de saúde.

Saúde do Adulto / Idoso

 As ações em promoção à saúde do adulto / idoso envolvem as seguintes atividades:

  • Controlar a pressão arterial;
  • Orientar sobre dietas especiais e alternativas, práticas de esportes, trabalho e atividades da vida diária que afetam a saúde;
  • Orientar sobre a prevenção de doenças cardiovasculares – dieta, exercícios físicos e uso do cigarro e das bebidas alcoólicas;
  • Orientar sobre agentes externos causadores de doenças, como: alcoolismo, toxicomanias, tabagismo, poluição, etc.;
  • Orientar sobre a prevenção do câncer;
  • Orientar o idoso sobre limpeza e curativo de feridas, hidratação cuidados com os pés, alimentação, higiene corporal, atividade física, etc.
  • Orientar sobre a prevenção das Doenças Sexualmente Transmissíveis;
  • Orientar as famílias para o cuidado e apoio aos pacientes crônicos e às pessoas idosas;
  • Organizar e supervisionar grupos de pacientes: hipertensos, diabéticos, gestantes, jovens (planejamento familiar, DST/AIDS), doentes mentais, etc.;
  • Promover o bem estar físico e psíquico da população com mais de 60 anos, incentivando sua permanência na comunidade.

Saúde da Mulher

 As ações voltadas para a saúde da mulher envolvem: 

  • Diminuir a morbi-mortalidade feminina por causas preveníveis e controláveis;
  • Melhorar a qualidade de atendimento à mulher em todas as faces do sei ciclo vital;
  • Detecção precoce das patologias sistêmicas do aparelho reprodutivo e DST (Doenças Sexualmente Transmissíveis), assegurando o tratamento;
  • Orientação sobre planejamento familiar para a escolha e uso do método contraceptivo adequado;
  • Fazer o acompanhamento pré-natal de todas as gestantes (mínimo de 06 consultas durante a gestação), intensificando o número de visitas dos casos de alto risco. Fazer o cartão da gestante;
  • Prevenir o Tétano neonatal e a difteria, vacinando a gestante com vacina dupla tipo adulto;
  • Criar grupos de gestantes, para debater Práticas de Educação em Saúde;
  • Discutir sobre a sexualidade e relacionamento do casal na gravidez;
  • Estimular aleitamento materno;
  • Cuidado com o recém-nascido, acompanhamento e desenvolvimento;
  • Diminuir a mortalidade perinatal com o cuidado à gestante, de risco;
  • Fazer a prevenção do câncer do colo do útero e da mama;
  • Orientar a mulher na sua fase climatérica.

Saúde da Criança

  • Reduzir a morbi-mortalidade nas crianças;
  • Promover a assistência ao recém-nascido, o aleitamento materno e a orientação alimentar adequada para a idade;
  • Promover acompanhamento do desenvolvimento físico e psíquico da criança, como ação eixo da assistência;
  • Imunizar todas as crianças, conforme esquema estadual, supervisionando o seu crescimento;
  • Orientar sobre a prevenção de verminoses;
  • Promover atividades de educação para a saúde, com ênfase na participação da família na assistência à criança, na prevenção de acidentes e das doenças mais freqüentes.

Saúde do Adolescente

  • Promover a saúde integral do adolescente, favorecendo o processo geral do seu crescimento e desenvolvimento, buscando reduzir morbi-mortalidade e os desajustes individuais e sociais;
  • Planejar e elaborar com os diferentes setores um plano estratégico de ações específicas para adolescentes, voltados à saúde reprodutiva e saúde materna infantil.

Vigilância Edipemiológica e Centro de Controle de Zoonoses

A Vigilância Epidemiológica tem o objetivo de fornecer orientação técnica permanente para profissionais de saúde que têm a responsabilidade de decidir sobre a execução de ações de controle de doenças e agravos, tornando disponíveis, para esse fim, informações atualizadas sobre a ocorrência dessas doenças e agravos, bem como fatores que condicionam numa área geográfica ou população definida. Subsidiariamente, a vigilância epidemiológica constitui-se importante instrumento para o planejamento, organização e operacionalização dos serviços de saúde, bem como a normalização das atividades técnicas correlatas.

A operacionalização da vigilância epidemiológica compreende um ciclo de funções especificas e intercomplementares, desenvolvidas de modo continuo, permitindo conhecer, a cada momento, o comportamento da doença ou agravo selecionado como alvo das ações, de forma que as medidas de intervenção pertinentes possam ser desencadeadas com oportunidade e eficácia. São funções da vigilância epidemiológica:

Coleta de dados;

  • Processamento dos dados coletados;
  • Analise e interpretação dos dados processados;
  • Recomendação das medidas de controle apropriadas;
  • Promoção das ações indicadas;
  • Avaliação da eficácia e efetividade das medidas adotadas;
  • Divulgação de informações pertinentes;
  •  O Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) têm como atribuição fundamental prevenir e controlar as zoonoses (doenças transmitidas entre pessoas e animais).

 Programas:

  •  Vigilância Epidemiológica
  • Imunização;
  • Doenças transmissíveis;
  • Doenças não transmissíveis;
  • Agravos inusitados (doenças desconhecidas / novas);
  • Sistema de informação;

Zoonoses

  • Controle da população animal;
  • Controle de animais sinantrópicos;
  • Controle da Dengue;
  • Controle da Leishmaniose;
  • Controle da Raiva;
  • Controle da Leptospirose;
  • Controle da Esquistossomose;
  • Controle da doença de Chagas;
  • Núcleo de Educação em Saúde (NES);

CAPS AD – Centro de Atenção Psicossocial de Ibirité

O Centro de Atenção Psicossocial Álcool e Outras Drogas é um dispositivo da Rede de Atenção Psicossocial destinado ao tratamento de pessoas em uso abusivo, prejudicial e dependência de álcool e/ou outras drogas maiores de 18 anos. Aberto de segunda à sexta-feira, de 07 às 17 hs, conta com equipe multiprofissional composta por Psiquiatras, Psicólogas, Terapeutas Ocupacionais, Enfermeiras, Assistente Social e Equipe de Técnicos de Enfermagem. Oferta cuidados em regime de permanência-dia, atendimentos ambulatoriais, oficinas terapêuticas, assistência psicofarmacológica, assembleia de usuários, reuniões de familiares, dentre outras, visando contribuir não apenas para o abandono do uso de substâncias ou a redução do uso, mas também com fins à reinserção psicossocial dos usuários. O acolhimento é aberto de 07 às 17 hs, de segunda à sexta-feira.

Categorias: Sua Saúde

0 comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *