Neuro Psicológica
O que é avaliação neuropsicológica?
A avaliação um exame cujo objetivo é mensurar e descrever o perfil de desempenho cognitivo, avaliando suspeitas de alterações cognitivas que podem ser decorrentes de desordens neurológicas e outros transtornos.
Como fazer a avaliação neuropsicológica?
Por meio de entrevista e testes neuropsicológicos padronizados, o psicólogo poderá investigar o funcionamento cognitivo e estabelecer as habilidades e as dificuldades específicas de uma pessoa para planejamento de intervenção na presença de queixas de desempenho ocupacional, de aprendizagem e comportamentais, com impacto na vida diária do paciente.
Quando devo procurar fazer avaliação neuropsicológica?
A Avaliação Neuropsicológica é indicada quando há necessidade de:
Detectar uma desordem neurológica (por exemplo: lesões por anóxia, quadros de demência, acidente vascular cerebral, traumatismo crânio encefálico, etc.).
- Estabelecer diagnóstico diferencial entre uma síndrome psicológica e uma síndrome neurológica.
- Monitorar a recuperação cognitiva ou evolução de uma desordem neurológica.
- Avaliar o funcionamento cognitivo de uma pessoa a fim de propor um trabalho de reabilitação ou o desenvolvimento de estratégias para lidar com as dificuldades vividas por ela.
- Orientar os familiares do paciente sobre a melhor forma de ajudá-lo.
- Responder questões acerca das possibilidades do paciente dirigir veículo automotor, cuidar do seu dinheiro, retornar ao trabalho ou à escola, viver independentemente, tipo de terapia mais indicada, etc.
Possíveis diagnósticos: Por analisar o funcionamento cognitivo, a avaliação neuropsicológica conclui a existência ou não de distúrbios, tais como:
- dificuldade de atenção e concentração;
- perda de memória;
- déficit de raciocínios possíveis diagnósticos;
- demências;
- transtornos de aprendizagem;
- doença de Parkinson e Alzheimer.
Além dessas, qualquer deficiência cognitiva que interfira negativamente nos relacionamentos interpessoais e na rotina diária, como na escola e no trabalho. Esses são os casos geralmente diagnosticados na avaliação Neuropsicológica.
O que é avaliado, quais os sintomas?
Como mencionado ao longo do texto, a avaliação neuropsicológica é especialmente útil no diagnóstico de inúmeros distúrbios. Por isso, as situações mais indicadas são aquelas que possuem suspeitas de danos cognitivos.
Quais são as principais doenças avaliadas?
- Transtorno de Déficit de Atenção – TDA;
- Hiperatividade;
- Dislexia;
- Doenças neurodegenerativas;
- Transtorno Global do Desenvolvimento;
- Atraso no desenvolvimento cognitivo;
- Traumas Crânio Encefálicos (TCE);
- Acidente Vascular Cerebral (AVC);
- Epilepsias e outras.
Faça uma avaliação neuropsicológica
Como você pode ver, a avaliação neuropsicológica é um exame bastante aprofundado e com uma ampla capacidade de análise sobre as condições cognitivas de uma pessoa. Por isso, ele é um recurso muito importante na ocorrência de sinais que sugerem a existência de algum transtorno. Mas lembre-se de que somente profissionais especialistas podem aplicar a avaliação neuropsicológica. Assim, é essencial que o avaliador seja um Psicólogo com formação em Neuropsicologia. Por isso, é fundamental contar com um profissional capacitado e uma clínica habilitada para fazer a avaliação neuropsicológica. A Todos Saúde tem um cartão que garante uma qualidade de vida melhor, para mais informações sobre condições, consultas neurológicas agende com um de nossos médicos especialistas.ica com especialistas.
0 comentário