O que a Cirurgia Geral Engloba?
O que é Cirurgia Geral?
O ramo da cirurgia geral é frequentemente considerado como uma área não-especializada e rasa da medicina. Poucas pessoas sabem que na verdade, a cirurgia geral é uma área muito complexa e especializada, que envolve diversos procedimentos diferentes, que muitas vezes são complexos por envolver situações de risco e órgãos vitais.
O que faz a Cirurgia Geral?
A cirurgia geral é a especialidade que lida com tratamentos cirúrgicos para problemas diversos. Basicamente, fazem parte da cirurgia geral as cirurgias da parede abdominal e seus órgãos internos e a cirurgia do trauma.
A Cirurgia Geral é uma especialidade de grande importância na medicina, uma vez que, além do seu papel fundamental na prática médica diária, é indispensável na formação básica para todos os médicos que pretendem atuar áreas cirúrgicas específicas, como cirurgia vascular, urologia, cirurgia plástica e tantas outras.
Quando devo procurar um cirurgião geral?
Normalmente, a consulta com o cirurgião geral decorre do encaminhamento por outro médico, mas, muitas vezes, o próprio paciente pode procurar o cirurgião geral diretamente quando percebe alguns sinais e sintomas como, por exemplo, a presença de hérnias (abaulamentos na região do umbigo e virilhas) e massas abdominais (nódulos na barriga) com ou sem dor, presença de hemorroidas com ou sem sangramento, presença de sangue durante episódios de vômitos e/ou nas fezes e dores abdominais (dor na barriga). O cirurgião geral é o especialista para o tratamento destas e de outras queixas relacionadas a possibilidade e/ou necessidade de procedimentos cirúrgicos para o tratamento da doença.
Os casos não urgentes (que não apresentam dor insuportável e/ou sangramento contínuo) podem agendar consultas eletivas com o cirurgião geral. Os casos mais graves devem passar pela avaliação do clínico geral de uma unidade de pronto atendimento que estabiliza o paciente e aciona de urgência a equipe de cirurgia geral.
Quais os sintomas?
- Hérnias
- Hérnia inguinal – o que é, causas, sintomas, tratamento, cirurgia
- Hérnia de hiato – sintomas, causas, cura, tratamento, cirurgia
- Hérnia umbilical – sintomas, causas, cura, tratamento, cirurgia
- Vesícula
- Pedra na Vesícula – sintomas, causas, dieta, tratamento, cura
- Colecistectomia (cirurgia de vesícula) – laparoscópica, aberta
- Colecistite – Inflamação da Vesícula Biliar
- Refluxo gastroesofágico
- Refluxo gastroesofágico – sintomas, causas, tratamento, cura
- Apendicite
- Apendicite – o que é, causas, sintomas, tratamento, cirurgia
- Apendicectomia – Cirurgia (operação) na remoção do apêndice
- Hemorroidas
- Hemorroidas – o que são, causas, sintomas, tratamento, cura
- Cirurgia Hemorroidas – Operação de remoção das hemorroidas
Quais são os tipos de cirurgia geral?
A cirurgia geral se divide em quatro tipos:
Cirurgia laparoscópica: A cirurgia por laparoscopia é realizada com pequenos furos no abdômen do paciente, o que diminui bastante o tempo e a dor da recuperação. É indicada para muitas cirurgias. Dependendo do objetivo da cirurgia, o médico irá realizar 3 a 6 furinhos na região, por onde entrará uma microcâmera com uma fonte de luz para observar o interior do organismo e os instrumentos necessários para cortar e remover o órgão ou alguma parte afetada, deixando cicatrizes muito pequenas com cerca de 1,5 cm.
Esse tipo de cirurgia tem um desenvolvimento rápido, desde as primeiras cirurgias ginecológicas e de apêndice datadas de 1974 na Alemanha, até os dias atuais quando uma infinidade de procedimentos é realizada rotineiramente em todo o mundo.
Cirurgia abdominal: subdividida em cirurgia abdominal alta e baixa, compreende os órgãos do diafragma até a pélvis. Essa especialidade realiza a retirada de cálculos na vesícula, do apêndice, corrige hérnias, retira tumores benignos ou malignos, por exemplo. Esse tipo de cirurgia pode ser realizado por laparoscopia ou do método tradicional, onde o abdômen do paciente é aberto. Geralmente a cirurgia tradicional é indicada quando existe extrema urgência.
Cirurgia do trauma: esse tipo de cirurgia foca nos procedimentos cirúrgicos de urgência e emergência, realizados em pacientes que sofreram algum trauma recente. Esse tipo de paciente diferencia-se dos outros devido à necessidade de procedimentos rápidos, intervenções agressivas e, muitas vezes, controle rigoroso de hemorragias. Além disso, o cirurgião do trauma deve saber lidar com pacientes em situação constante de risco de morte.
Priorize a sua saúde
Agora que você já conhece o que engloba a cirurgia geral, as doenças diagnosticadas e a importância das consultas com esse profissional, que envolve diversos procedimentos diferentes, que são muitas vezes complexas por envolver situações de risco e órgãos vitais, procure um atendimento de qualidade. E para garantir uma qualidade de vida melhor a Todos Saúde tem um cartão que garante uma qualidade de vida melhor, agende seu médico com um de nossos especialistas.
0 comentário