O que faz um Fisioterapeuta no dia a dia de trabalho?
O que é Fisioterapia?
Essa área da saúde é responsável pela prevenção, tratamento e reabilitação de funções, sistemas e órgãos do ser humano. A Fisioterapia estuda e diagnostica disfunções cinéticas funcionais, cuidando para que o paciente retorne ou melhore seus movimentos.
O que faz um fisioterapeuta?
O fisioterapeuta estuda, diagnostica, previne e trata os distúrbios cinético-funcionais do corpo humano, ou seja, as alterações de órgãos e sistemas humanos que prejudicam a sua biomecânica, como os movimentos.
Assim sendo, o fisioterapeuta é o profissional da área da saúde que irá executar métodos e técnicas médicas e fisioterápicas, a fim de restaurar a capacidade física do paciente, devolvendo-lhe os movimentos e sensações perdidos. Entre os procedimentos, o fisioterapeuta pode recomendar ao paciente atividades como massagem, ginástica e o uso de equipamentos especiais.
Normalmente, o fisioterapeuta atende pacientes com problemas físicos resultantes de acidentes, falhas na postura e até malformação genética. Costuma atender pacientes como idosos, crianças, gestantes, atletas, pessoas com deficiência ou que sofreram alguma lesão ou têm dores crônicas no corpo.
Quando devo procurar um fisioterapeuta?
Normalmente, muita gente acredita que deve procurar um fisioterapeuta apenas quando sofre uma contusão ou um acidente. No entanto, você sabia que esses profissionais podem resolver diversos outros problemas, como má postura e dificuldades respiratórias? De fato, a fisioterapia é uma das áreas mais versáteis na saúde. No caso de lesões e fraturas, o médico fará o encaminhamento para a fisioterapia, logo após o período de repouso. No entanto, em muitas das situações descritas anteriormente, é possível procurar fisioterapeuta especialista para iniciar um tratamento e, sobretudo, a prevenção de um problema.
Esse é o caso, por exemplo, dos idosos e das gestantes que buscam ter uma vida mais saudável nas respectivas fases da vida. Ainda assim, o melhor é procurar um médico para se conhecer as causas a fundo e escolher, juntamente com a fisioterapia, a melhor forma de tratamento.
Esse é o caso, por exemplo, dos idosos e das gestantes que buscam ter uma vida mais saudável nas respectivas fases da vida. Ainda assim, o melhor é procurar um médico para se conhecer as causas a fundo e escolher, juntamente com a fisioterapia, a melhor forma de tratamento.
Sintomas
- Dores musculares pode buscar uma solução com práticas manuais terapêuticas;
- Insônia — um especialista pode ajudar a resolver problemas como bruxismo e síndrome das pernas inquietas, que prejudicam o sono.
- Melhora da postura — práticas como RPG e pilates podem oferecer melhores hábitos posturais;
- Doenças respiratórias — a fisioterapia respiratória ajuda na recuperação de doenças como bronquite e pneumonia, por meio de exercícios de controle da respiração;
- Recuperação esportiva — com o apoio de fisioterapeutas esportivos, atletas podem tratar e prevenir lesões;
- Acompanhamento da gestação — especialistas em saúde da mulher auxiliam no treinamento do parto, na melhora da postura e na volta ao peso anterior;
- Ajuda na terceira idade — o fisioterapeuta pode ajudar os idosos a ter mais qualidade de vida;
- Incontinência urinária — por meio de exercícios e aparelhos específicos, o fisioterapeuta uro ginecológico trata incontinência e outros problemas urinários.
Quais as principais doenças relacionadas a fisioterapia?
- Hérnia de Disco
- Lombalgia
- Dor Ciática
- Bico de Papagaio
- Osteoartrose de quadril
- Artrose do joelho
- Tendinite da pata de ganso
- Entorse do tornozelo
- Esporão de Calcâneo
- Fascite plantar
- Síndrome do impacto
- Lesões do manguito rotador
- Bursite de ombro
- Epicondilite lateral e medial
- Síndrome do túnel do carpo
- Tenossinovite de De Quervain
- Osteoporose
- Fibromialgia
Priorize a sua saúde
Agora que você já conhece o que faz um Médico Fisioterapeuta, as doenças diagnosticadas por ele e a importância das consultas com esse profissional, é importante marcar uma consulta com o fisioterapeuta, porque é através de técnicas de mobilizações e manipulações que o fisioterapeuta promove o alívio de dores, corrigi disfunções posturais, restabelece o equilíbrio e a força muscular, além da redução das outras desordens que possam afetar a rotina do paciente. Muitas dessas enfermidades, quando não tem o tratamento iniciado precocemente, podem causar danos graves à saúde.
Sabemos que a saúde pública do país possui diversos problemas, como a demora para o atendimento, e que o preço para um atendimento particular é muito alto. Pensando nisso, a Todos Saúde tem um cartão que garante uma qualidade de vida melhor, agende seu médico com um de nossos especialistas.
0 comentário