Ginecologia Obstetrícia: Tudo O Que Você Precisa Saber!
O que é a Ginecologia Obstetrícia?
Você já deve ter lido o que é ginecologia e visto que a obstetrícia é uma área na ginecologia. Logo, a ginecologia obstetrícia é uma área que abrange às duas especialidades.
Apesar de muitas ginecologistas terem especialidade também em obstetrícia, isso não é uma regra. Por isso há a especialidade de ginecologia obstetrícia – a famosa GO. Assim, essa profissional fica responsável tanto pela rotina de saúde da mulher, quanto da sua gestação, do parto e do puerpério (pós-parto).
Por isso, esta especialidade da medicina está entre as mais completas. Isso porque ela consegue atuar em todos os níveis de atendimento: desde o ambulatorial, passando pelo hospitalar, clínico, cirúrgico até o laboratorial. Isso sem contar a presença quase que constante na vida das mulheres.
O que faz o ginecologista obstetra?
O ginecologista é o médico responsável pelo cuidado e estudo do aparelho reprodutor feminino. Assim, cuidando da saúde da mulher como um todo, mas com maior foco em seu aparelho reprodutor.
Ele pode acompanhar a gestação, cuidando da saúde tanto da mãe, quanto do bebê. Além de ajudar a prevenir e trabalhar com o diagnóstico e tratamento das doenças mais comuns às mulheres.
Quando devo procura-lo?
Procurar um ginecologista pode ser em diferentes momentos da sua vida.
- Para a primeira consulta
A primeira consulta é ideal logo após a primeira menstruação. Afinal, a partir daí, alguns cuidados e algumas orientações serão muito mais qualificadas quando feitas pelo especialista e o pediatra já não é mais o médico ideal.
Nesse momento é muito importante que haja a primeira consulta para se ter certeza que tudo está certo. Tal como hormônios, ciclo menstrual, a idade da menstruação, etc.
Entretanto, se a primeira consulta não aconteceu nesse momento, é muito importante que ela ocorra antes da primeira relação sexual. Isso porque, o especialista passará uma série de recomendações e orientações essenciais para a saúde sexual das mulheres.
- Para prevenção
Anualmente é uma boa frequência. Assim, você poderá tirar suas dúvidas, buscar as orientações necessárias e deixar seus exames em dia.
Mas para a prevenção, é muito importante que você busque seu ginecologista com regularidade.
- Para diagnósticos ou doenças
Para o tratamento de doenças é necessário que você siga à risca as orientações do seu ginecologista. Afinal, você poderá precisar de exames frequentes e um acompanhamento mais rígido.
- Durante a gravidez
Sintomas
Alguns sintomas podem indicar a necessidade de marcar uma consulta, como:
- Menstruação atrasada.
- Excesso ou ausência de menstruação.
- Dores na pelve.
- Corrimentos.
- Dores durante a relação sexual.
- Para tratamento de doenças
- Gravidez
- Parto
De novo, é importante que você se conheça e conheça o seu corpo. Porque, ao sentir algo estranho, você deverá procurar seu ginecologista/obstetra.
Quais doenças tratadas pelo ginecologista Obstetra?
- Vulvovaginite
- Síndrome de ovários policísticos
- Endometriose
- Mioma Uterino
- Planejamento da gravidez
- Gravidez de baixo-risco
- Pré-Natal
- Cuidados na gestação
- Gravidez de alto-risco
- Parto
- Pós-Parto (Puerpério)
- Amamentação
Priorize a sua saúde
Se você tinha dúvidas sobre quando ir ao ginecologista, saiba que várias doenças podem ser evitadas e tratadas pelo profissional. Por isso, se você apresenta sintomas como cólicas intensas, dor durante a relação sexual, corrimentos anormais, coceira vaginal, sintomas de gravidez, não deixe de procurar um especialista. Ele poderá analisar o seu caso e indicar o melhor tratamento para você. Muitas dessas enfermidades, quando não tem o tratamento iniciado precocemente, podem causar danos graves à saúde.
Sabemos que a saúde pública do país possui diversos problemas, como a demora para o atendimento, e que o preço para um atendimento particular é muito alto. Pensando nisso, a Todos Saúde tem um cartão que garante uma qualidade de vida melhor, agende seu médico com um de nossos especialistas.
0 comentário