Médico Especialista

Publicado por Todos Saúde em

especialista

O que é um médico especialista?

O médico especialista, como o próprio nome já sugere, é aquele que realizou curso de especialização ou residência médica em uma área específica e, portanto, possui expertise em um determinado ramo da medicina.

O que é faz o especialista?

Um médico especialista é capaz de atender pacientes com problemas nas áreas em que se especializou. Nesse sentido, ele consegue diagnosticar as diversas doenças que podem se apresentar nessas situações e indicar os melhores tratamentos para os problemas apresentados, bem como recomendar medidas protetivas para evitar que as doenças se manifestem.

Quando devo procurar um medico especialista?

As especialidades médicas são os nichos de atendimento em consultório, voltadas para o melhor estudo e dedicação dos médicos quanto a um órgão ou sistema. Assim, o dermatologista é especializado em pele, o cardiologista em coração e sistema circulatório, ginecologista no sistema reprodutivo feminino, etc. Uma dúvida frequente entre os pacientes, desconhecendo essas divisões, é sobre o momento de procurar médico especialista.

Até mesmo o clínico geral é um médico especialista. É mais generalista, próprio para investigações mais rasas enquanto os sintomas são menos agudos. Ele pode solicitar exames e encaminhar para a especialidade certa.

Seja por um sintoma claro ou até por condições que parecem desconectadas, é importante procurar o especialista para fazer o diagnóstico correto e precoce, com melhores chances de tratamento e até mesmo cura.

Sintomas

Conheça alguns sinais de alerta para a saúde, acertando no momento de procurar médico.

  • Dor de cabeça constante

A cefaleia, ou dor de cabeça, é um sintoma comum com diversas possíveis causas, além de aparecer associada a outros sintomas. A dor de cabeça pode aparecer de forma difusa ou concentrada em pontos específico, como atrás dos olhos, nas têmporas, na nuca, etc. É importante procurar um médico quando a dor de cabeça não passa. Ele, inclusive, pode apontar se o incômodo se trata de cefaleia ou de enxaqueca.

Esse pode ser um sintoma de estresse ou insônia, de pressão alta ou de dengue ou de outras infecções.

  • Tosse

Por ser comum, a tosse é um sintoma que é ignorado por muitas vezes. A tosse pode ser uma manifestação, no caso mais leve, de alergias e inflamações como rinite, sinusite e faringite, ou de infecções na garganta. Porém, quando a tosse se prolonga por mais de uma semana pode ser um sinal de pneumonia ou tuberculose.

Atenção também para a presença de catarro e de sangue nas secreções. Nesses casos, o médico especialista indicado é o otorrinolaringologista ou o pneumologista.  

  • Falta de ar e dor no peito

Outros sintomas que podem se manifestar como resultado de fatores diversos. Podem ser reflexo de uma crise de ansiedade, da pressão alta ou baixa, uma dor muscular, refluxo gástrico, doenças do pulmão ou do coração e até infarto. Quando for acompanhada de tontura, dor de cabeça ou suor frio, é importante relatar o caso a um médico.

  • Manchas na pele

Comumente relatadas ao médico dermatologista, as manchas na pele podem estar relacionadas a queimaduras por ácidos e outros agentes químicos, serem manifestações de dermatite e outras alergias, sintoma de dengue, hanseníase e até mesmo das doenças e infecções sexualmente transmissíveis.

  • Desmaios

Sinal de alerta para a saúde das mulheres, mais comum em períodos de muito calor. Também é relacionado a pressão baixa, mas só a investigação por um médico pode saber a origem dos desmaios e qual é o possível tratamento para evitá-los.

  • Excreção de sangue

Seja na urina, nas fezes ou no catarro, como citado no tópico sobre a tosse, as excreções com sangue alertam para alterações nos sistemas e a possível presença de lesões ou tumores nos sistemas. Atenção e rapidez para procurar médico é o que auxilia no diagnóstico e tratamento em qualquer um destes sintomas.

Quais as doenças um médico especialista trata?

Existem mais de 55 especialidades médicas, por isso, é importante saber qual médico procurar para ter um tratamento especializado.

A seguir apresentaremos 3 exemplos de especialistas 

  1. Psiquiatra

A psiquiatria é a especialidade que trata dos diversos transtornos psicológicos como ansiedade, depressão, síndrome do pânico, transtorno alimentar, esgotamento nervoso, esquizofrenia, transtorno bipolar, transtorno obsessivo compulsivo, distúrbios de personalidade, hipocondria, estresse pós traumático, dependência química ou síndrome de Borderline, por exemplo.

Este médico está habilitado para receitar medicamentos como ansiolíticos, antidepressivos ou antipsicóticos, por exemplo, e em alguns casos, pode fazer acompanhamento psicoterápico ou trabalhar em conjunto com um psicólogo para dar um tratamento integral à pessoa.

  1. Urologista

O urologista é o médico que trata doenças relacionadas aos rins, bexiga, uretra de homens e mulheres, e de problemas masculinos dos testículos e pênis.

  1. Oftalmologista

O oftalmologista é o médico que cuida da saúde e das doenças relacionadas aos olhos como, glaucoma, degeneração macular, descolamento de retina, hordéolo, pterígio, lesões nos olhos ou câncer nos olhos.

Priorize a sua saúde

Agora que você já conhece o que faz um Médico Especialista, as doenças diagnosticadas por ele e a importância das consultas periódicas com esse profissional, é importante marcar uma consulta, não deixe de manter a sua rotina de consultas em dia. A prevenção faz toda a diferença quando se deseja viver com mais saúde e qualidade de vida! Muitas dessas enfermidades, quando não tem o tratamento iniciado precocemente, podem causar danos graves à saúde.

Sabemos que a saúde pública do país possui diversos problemas, como a demora para o atendimento, e que o preço para um atendimento particular é muito alto. Pensando nisso, a Todos Saúde tem um cartão que garante uma qualidade de vida melhor, agende seu médico com um de nossos especialistas.

Categorias: Sua Saúde

0 comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *