Serviço de coleta seletiva é ampliado em Ibirité

Publicado por Todos Saúde em

ibirite

A partir desta semana, sete bairros da cidade entram na rota todas as segundas-feiras.

A Prefeitura de Ibirité, por meio da secretaria municipal de Meio Ambiente e Serviços Urbanos, anuncia a expansão do serviço de coleta seletiva para mais bairros da cidade. A partir desta semana, os bairros Jaçanã, Canaã, Canoas, Vila Nunes, Lago Azul, Trevo e Canal passam a fazer parte da rota.

Nestes locais, a coleta seletiva acontecerá semanalmente, todas as segundas-feiras, com a rota tendo início às 8h. Lembrando que apenas materiais recicláveis serão recolhidos pelo serviço de limpeza urbana.

O QUE SÃO MATERIAIS RECICLÁVEIS?

– Papel: Jornais, revistas, cadernos, cartazes, embalagens longa vida (tetrapak), papelão e etc;

– Meta: Latas, sucatas, panelas, ferragens, arames, canos de cobre, alumínio e aço;

– Plástico: Garrafas pet, copos descartáveis, embalagens de iogurte, requeijão, manteiga, produtos de limpeza; sacos e sacolas, canos e demais pvc’s;

– Vidro: Garrafas, frascos, copos, potes e cacos devidamente embalados.

O QUE NÃO SÃO MATERIAIS RECICLÁVEIS E QUAIS OS BENEFÍCIOS?

Os materiais recicláveis são aqueles que possuem a alternativa de retornar a cadeia produtiva para virar o mesmo produto novamente ou produzir algo novo.

Benefícios e importância da reciclagem  

A separação correta dos diferentes tipos de lixo e sua respectiva reciclagem, quando possível, geram inúmeros benefícios ao meio ambiente e, consequentemente, ao bem-estar dos moradores das cidades. Ambientes sem lixo geram mais conforto às pessoas, além de proporcionar cidades mais harmoniosas a todos que nela habitam ou visitam.

Além disso, a reciclagem do lixo aumenta o tempo de vida dos aterros sanitários e gera menos impacto global, visto que a quantidade de matéria-prima extraída é diminuída. Somados a isto, a separação do lixo auxilia no processo de reciclagem, visto que potencializa e facilita o destino correto de cada tipo de resíduo.

Uma grande tendência atual que vem ganhando força nos últimos anos é o consumo sustentável, o qual representa um conjunto de ações que buscam diminuir os impactos causados por ações cotidianas das pessoas e acabam gerando consequências negativas no meio ambiente. E um grande exemplo disto é a reciclagem.

Dessa forma, segue lista dos principais materiais que podem ser reciclados ou não, para auxiliar e intensificar seus hábitos de consumo sustentável.

Materiais recicláveis:

  • Plásticos: garrafas, embalagens de produtos de limpeza, potes de cremes, shampoos, tubos e canos, brinquedos, sacolas, saquinhos de leite, isopor (tecnologia necessária ainda é muita cara, mas é possível reciclar) e embalagens pets.
  • Metais: molas, latas, arame, prego, cobre, tampinha de garrafas, latinhas de cerveja e refrigerante, esquadrias e molduras de quadros.
  • Papel: jornais, revistas, caixas de pizza, cartolinas, e embalagens “longa-vida”.
  • Vidro: frascos, garrafas, copos, tampa de forno e potes de conserva.
  • Materiais não recicláveis:
  • Plásticos: tomadas, espuma, teclados de computador e acrílicos.
  • Metais: Clipes, grampos, esponja de aço e latas de verniz ou solventes químicos.
  • Papel: plastificados, metalizados (exemplo: café), parafinados (exemplo: embalagens de biscoito), carbono, sanitários, papeis sujos de gordura, fotografias, filtro de cigarro, fita crepe e etiquetas adesivas.
  • Vidro: espelhos, boxes, tubos de TV, cerâmicas, porcelanas, pirex, temperados e lâmpadas fluorescentes.
  • Eletrônicos: pilhas, baterias e componentes eletrônicos.

Tendo em mente que estamos tratando de reciclagem para ambientes domésticos ou comerciais, visto que grandes indústrias geram resíduos específicos e particulares, os quais devem ser descartados e reciclados conforme especificações das normas vigentes de suas respectivas áreas.  

Conscientização dos moradores e funcionários

A conscientização particular de cada um é essencial para um resultado positivo, uma vez que tudo começa dentro da casa de cada um. Para isto, segue algumas dicas para potencializar seus hábitos de reciclagem.

Facilite a vida dos trabalhadores da coleta seletiva. Higienize as embalagens para facilitar o processo de reciclagem;

Separe os tipos de lixo. A separação dentro de casa é essencial para potencializar a reciclagem;

Destine corretamente. Jogue cada lixo em sua respectiva lixeira.

É fundamental lembrar que quando o assunto é meio ambiente, as suas ações particulares interferem no futuro de uma nação por inteiro. Por isto, aprimore sempre seus hábitos!

É sempre aconselhável moldar seus hábitos de acordo com os benefícios que isto traz ao planeta que você vive. Optar por produtos e serviços recicláveis, e separar seu lixo corretamente, são ações simples e fáceis, entretanto auxiliam muito na conservação das nossas cidades.

Categorias: Sua Saúde

0 comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *