Os Benefícios de Cuidar da Saúde
Qual a definição de saúde?
A definição de saúde possui implicações legais, sociais e econômicas dos estados de saúde e doença; sem dúvida, a definição mais difundida é a encontrada no preâmbulo da Constituição da Organização Mundial da Saúde: saúde é um estado de completo bem-estar físico, mental e social, e não apenas a ausência de doenças.
- Saúde é o equilíbrio do ser interior com o ser exterior.
- Saúde é qualidade de vida, é estar próximo de quem se ama, é poder realizar os sonhos.
- Saúde é também o estado de completo bem-estar físico, mental e social, seja na vida pessoal ou profissional.
- Saúde é a ausência de doença, é o estado de normalidade de funcionamento do organismo humano, é a falta de dor.
- Saúde é cuidar da alimentação, fazer exercícios físicos, estar atento ao psicológico para que essa engrenagem continue funcionando pelo maior tempo possível.
- Saúde é poder acordar todos os dias com disposição, com condições de poder tomar um bom café da manhã, ter um trabalho e toda a família unida.
- Saúde é ter corpo e mente aptos a aceitar as escolhas que fizer.
- Saúde é a base para a manutenção de todos os aspectos da vida.
Se você quer cuidar mais da sua saúde, confira quais são essas dicas de cuidados básicos para ter todos os dias.
- Beba no mínimo 2 litros de água
Pode não ser uma novidade mas é importante reforçar! A água é indispensável para o funcionamento dos nossos órgãos, além de ajudar na hidratação do corpo. O ideal é que o consumo de água seja, no mínimo, de 2 litros por dia. Uma dica valiosa para você poder alcançar essa meta é ter a sua garrafa de água sempre com você, seja no carro, na bolsa ou na mesa do seu trabalho, pois isso vai fazer com que o consumo se torne inconsciente.
- Durma bem
É muito prazeroso chegar em casa depois de um longo dia de trabalho ou de estudos e dormir muito bem, não é verdade? Contudo, é importante lembrar de que o sono não assume somente essa função revitalizante, pelo contrário, ele tem vários papéis fundamentais para o nosso organismo.
Acordar muito durante a noite — por causa da insônia ou de apneia do sono — ou dormir menos que o indicado — menos de 6 a 8 horas — acaba prejudicando o bom funcionamento do nosso corpo.
Por isso, é importante tomar algumas medidas, como:
- Er para a cama sempre no mesmo horário;
- Evitar comer alimentos pesados à noite;
- Não fazer atividades que causem estimulação cerebral — como uso excessivo de smartphone ou televisão e
- Investir em travesseiros confortáveis, que ajudem você a relaxar e manter uma boa qualidade de sono.
Após adotar essas práticas, caso continue com dificuldades para ter um bom sono, é importante buscar ajuda com um especialista.
- Faça exercícios
Você dedica um tempo do seu dia para praticar exercícios físicos? Não? Bom, então é o momento de mudar os seus hábitos e inseri-los na sua rotina. As vantagens do exercício físico são inúmeras e vão muito além da estética, pois auxiliam na prevenção de doenças, aumentam o ganho de massa muscular, liberam endorfinas — que reduzem a ansiedade, o estresse e melhoram o humor — e contribuem para uma melhor noite de sono.
O ideal é praticar, no mínimo, 30 minutos de exercício por dia, para torná-lo um hábito e manter os benefícios. Ações simples, como trocar o automóvel pela bicicleta, reduzem custos, ajudam a melhorar o meio ambiente, proporcionam bem-estar e ainda melhoram a saúde.
- Cuide da alimentação
É preciso cuidar da alimentação todos os dias, tentando se alimentar bem em todas as refeições. Se isso vira uma rotina, e não uma meta absoluta, passa a ser mais fácil e muito mais simples de cumprir. Uma dica muito boa é incluir hortaliças e vegetais na alimentação, uma vez que o corpo necessita de nutrientes e de vitaminas específicas para funcionar adequadamente.
Então, insira uma porção de vegetais no almoço ou no jantar. As vagens, os brócolis, a batata, a cenoura e o espinafre são alguns dos alimentos que fazem parte desse grupo e que são bem fáceis de cozinhar. Sem contar que são alimentos que têm uma grande vantagem: nos deixam satisfeitos rapidamente.
Opte sempre pelos alimentos cozidos no forno, na grelha ou no vapor. Além disso, escolha alimentos mais saudáveis quando for comer algo que seja doce, como as frutas, o iogurte ou o chocolate amargo.
Se possível, escolha os alimentos integrais – que são alimentos que mantiveram todos os seus componentes por não passar por um processo de refinação. Assim, ele mantém também todos os seus nutrientes e dão mais saciedade.
Por fim, lembre-se de que cuidar da alimentação também significa não pular nenhuma refeição e comer sempre em quantidades corretas. Tome o café da manhã, almoce, jante e, se possível, procure fazer dois lanches saudáveis durante o dia.
- Faça exames regularmente
O ponto-chave que vai ajudar você a cuidar bem da saúde é fazer um acompanhamento médico. Lembre-se de que a maior parte das doenças crônicas é assintomática, por isso, é fundamental realizar exames periodicamente. Essa prática, com certeza, vai contribuir para um diagnóstico bem específico sobre o funcionamento do seu corpo. O ideal é fazer, pelo menos, um check-up por ano. É claro que, para os portadores de doenças, é preciso reduzir essa periodicidade de acordo com a orientação do médico.
- Evite açúcar
De acordo a pesquisa do International Diabetes Federation (IDF), o Brasil é o quarto país com a maior quantidade de pessoas com diabetes do mundo. Além disso, o número de diabéticos só aumenta no país e, como se sabe, uma das principais causas de diabetes e de obesidade ao nível mundial é o consumo excessivo de açúcar. Não estamos dizendo que é preciso retirar o açúcar completamente da sua dieta, mas que é preciso reduzir as quantidades.
- Evite hábitos prejudiciais
Alguns hábitos prejudiciais devem ser evitados como fumar, ingerir bebidas alcoólicas em excesso. O cigarro, por exemplo, tem várias substâncias cancerígenas em sua composição. Além disso, é um produto que gera fumaça prejudicial para o sistema respiratório, causando inflamação, além de poder levar a várias doenças.
O consumo de bebidas alcoólicas é prejudicial para a saúde, pois o álcool também traz malefícios tanto ao corpo quanto à mente. Afinal, essas bebidas são causas de vários acidentes, além de poder trazer doenças crônicas como câncer de fígado e cirrose.
Para que você não se esqueça de como cuidar da saúde, vamos relembrar:
- beba no mínimo 2 litros de água;
- durma bem;
- faça exercícios;
- cuide da alimentação;
- faça exames regularmente;
- evite açúcar;
- evite hábitos prejudiciais;
- faça check-up regularmente.
- Utilize um mural visual em sua casa ou no trabalho e intercale as suas atividades diárias, para ter uma rotina que ajude você a não se esquecer de nenhum cuidado básico que citamos aqui, e faça com que seu bem-estar e qualidade de vida sejam alcançados.
Não importa se você está ocupado, é preciso dedicar um tempo do seu dia para os cuidados com o corpo e a mente. A saúde é um verdadeiro tesouro que você deve apreciar e manter a salvo de doenças e de estresse. Essas dicas para cuidar da saúde vão fazer você se sentir bem melhor a cada dia.
Se você gostou dessas dicas, aproveite e compartilhe o texto nas suas redes sociais, pois, assim, os seus amigos também vão poder adicionar esses cuidados com a saúde em suas rotinas!
0 comentário