Saúde e bem-estar
Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), saúde pode ser definida como “um estado de completo bem-estar físico, mental e social, e não apenas a ausência de doença ou enfermidades”. Sendo assim, não basta apenas estar sem nenhuma doença, é necessário estar bem consigo mesmo e com o corpo, sem sentir dores ou até mesmo tristeza.
Assegurar uma vida saudável e promover o bem-estar para todos, em todas as idades, é o terceiro Objetivo de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Organização das Nações Unidades (ONU). O que muita gente não sabe é que saúde e bem-estar são dois conceitos bem diferentes e que merecem atenção.
A maioria das pessoas acredita que saúde significa apenas a ausência de doenças, mas esse conceito é mais amplo do que parece. Isso porque, segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), saúde significa ter o corpo, a mente e a vida social saudáveis.
Já o bem-estar é um conceito ainda mais complexo, pois diz respeito à satisfação de cada indivíduo e pode ser entendido como algo objetivo, quando relacionado a aspectos sociais e econômicos, e subjetivo, se relacionando com a experiência de vida. É por isso que o bem-estar subjetivo é dividido em afetos positivos, afetos negativos e satisfação com a vida.
Assim, podemos dizer que ter bem-estar é a capacidade de uma pessoa suprir as suas necessidades e se satisfazer com a vida, enquanto ter saúde significa viver em um estado de mais completo bem-estar físico, mental e social.
Para conseguir bem-estar físico, é importante estar sempre ativo através da prática de exercícios. Não há idade para iniciar as atividades físicas, por isso, faça uma caminhada, natação ou até mesmo exercícios mais pesados, como musculação. O importante é realizar uma atividade que gere bem-estar. Além disso, é válido ter sempre em mente que os exercícios físicos aumentam a expectativa de vida, diminuem o estresse, além de proporcionar mais beleza quando o assunto é estética.
O bem-estar social, por sua vez, diz respeito às relações sociais de cada indivíduo. Para estar bem socialmente, é necessário manter boas relações com a família, no ambiente de trabalho e com a sociedade em geral. Essa interação com outros indivíduos é fundamental para o bem-estar individual.
Para ter saúde, é fundamental, portanto, estar feliz e em forma. Também é importante ter um bom convívio social, ter amigos e relacionar-se. Percebe-se, dessa forma, que nem sempre ter saúde é fácil e nem mesmo é possível ter saúde em todo o tempo.
23 dicas de saúde e bem estar:
1. Tenha uma visão positiva de você
Tudo começa dentro de nós, se as pessoas não estão felizes consigo mesmas, elas tendem a focar nos problemas e dificuldades, e não na solução e no lado positivo.
2. Respire fundo
Expanda o seu diafragma e inspire lentamente, expandindo o seu peito. Liberte lentamente o ar. Faça isso várias vezes ao dia. A respiração profunda anula o estresse.
3. Comece o dia agradecendo
Procure agradecer por todas as coisas boas que acontecem na sua vida, ao invés de reclamar. Aproveite ainda esse momento para pensar nas coisas que irá realizar durante o dia, e tenha só pensamentos positivos. Essa é uma das dicas rápidas de saúde e bem estar mais importantes!
4. Caminhe
Você também precisa se exercitar para garantir que seu corpo, cérebro e hormônios funcione de forma otimizada.
O exercício pode ajudar a reduzir a depressão e o risco de várias doenças crônicas, como obesidade, diabetes tipo 2, doenças cardíacas, prevenir o Alzheimer e muitas outras.
O exercício pode ajudá-lo a perder gordura, especialmente em combinação com uma alimentação saudável.
Andar a pé é uma boa escolha especialmente se você puder tomar sol (para uma fonte natural de vitamina D).
O exercício físico não apenas ajuda você a ter uma aparência melhor, mas também melhora os níveis de hormônios, faz você se sentir melhor e reduz o risco de várias doenças.
5. Faça musculação pelo menos duas vezes por semana
Essa dica é para manter a forma e tonificar os músculos. O exercício muscular mantém sua taxa metabólica alta e ajuda a queimar gordura. Faça alongamento antes e após o exercício. Procure um profissional de educação física para ajudar nesse processo.
6. Tome um bom café da manhã
O café da manhã fornece nutrientes essenciais que são armazenados como energia para abastecê-lo durante seu dia. Opte sempre por alimentos saudáveis. Adicione frutas ricas em antioxidantes ao seu cereal matinal favorito.
7. Prepare as suas próprias refeições
Passe a ter o hábito de cozinhar em casa ao invés de comer fora. Isso pode ajudá-lo a monitorar melhor o que você está comendo. Você vai ingerir menos calorias e evitar os aditivos químicos, o açúcar adicionado e as gorduras insalubres.
Substituir gorduras trans perigosas por gorduras saudáveis (como trocar frango frito por salmão grelhado) fará uma diferença positiva em sua saúde.
Escolha alimentos integrais e não processados.E não se esqueça das saladas. Quanto mais colorida, melhor!
As especiarias são ótimas antioxidantes – e dão um ótimo sabor aos alimentos. É importante desacelerar e pensar em comida como alimento, em vez de algo para engolir entre as reuniões ou no caminho para pegar as crianças (mais uma das grandes dicas rápidas de saúde e bem estar).
Na verdade, leva alguns minutos para o seu cérebro dizer ao seu corpo que ele tem comida suficiente, então coma devagar e pare de comer antes de se sentir satisfeito. Coma uma mistura de frutas doces – laranjas, mangas, abacaxi, uvas – como sobremesa.
8. Varie e não pule as refeições
Seguir as horas corretas de cada refeição é fundamental para que o organismo trabalhe bem e que o corpo responda de maneira positiva, com força e energia!
9. Limite seu consumo de sal
Evite comprar alimentos processados, congelados ou enlatados. Não coloque o saleiro na mesa. Substitua o sal por ervas, especiarias e vinagre, por exemplo.
10. Faça pequenos lanches ao longo do dia
Coma lanches saudáveis durante o dia para evitar comer demais nas refeições.
Mantenha lanches saudáveis em casa, na sua mochila e até mesmo no carro. Uma boa opção são:
- nozes;
- amêndoas;
- frutas;
- tomate cereja;
- palitos de cenouras.
11.Inclua fibras no dia a dia
A fibra é importante na proteção contra o câncer e no controle dos seus níveis de açúcar no sangue, e pode ajudá-lo se você estiver tentando perder peso. Você pode obter fibras de:
- legumes;
- pão integral;
- aveia;
- frutas;
- cevada.
12. Planeje suas refeições para a semana
Uma das melhores maneiras de ter uma dieta saudável é preparar sua própria comida. Escolha algumas receitas saudáveis que você e sua família gostam e construa um horário de refeição em torno deles. Se você tiver três ou quatro refeições planejadas por semana e comer sobras nas outras noites, você estará muito mais à frente do que se estivesse comendo fora ou jantando congelados na maioria das noites.
13. Escolha óleos saudáveis
Troque os óleos vegetais (soja, algodão, girassol, canola) por alternativas mais saudáveis, como azeite extra-virgem , óleo de abacate ou óleo de coco .
14. Não coma muito tarde da noite
Se você for para a cama com o estômago cheio, isso resultará em distúrbios do sono e uma dificuldade para queimar gordura.
15. Desista dos refrigerantes
Opte por uma opção de bebida mais saudável. Essa é uma das melhores dicas rápidas de saúde e bem estar. Bebidas açucaradas, mesmo as dietéticas, contém açúcar líquido, que tem sido associado a inúmeras doenças, incluindo doenças cardíacas, obesidade e diabetes tipo 2.
Comece com bebidas ricas em nutrientes, como leite, e inclua água natural, água com gás, água de coco, suco de frutas naturais ou chá verde.
16. Beba muita água
Não espere até que esteja com sede antes de pegar um copo de água. Manter-se hidratado durante todo o dia pode ajudá-lo a ficar energizado e suprimir sentimentos de fome. A água ajuda a drenar nossos sistemas de resíduos e toxinas.
17. Tarefas do dia
Você se sente sobrecarregado com a quantidade de trabalho que precisa fazer? Mantenha um diário ou calendário do trabalho que você precisa realizar, estipulando uma data de entrega. Não deixe acumular.
18. Evite o excesso de estresse
Excesso de estresse pode aumentar os níveis de cortisol e prejudicar gravemente o seu metabolismo. Estudos também mostram que o estresse é um contribuinte significativo para a depressão, que é um enorme problema de saúde hoje.
19. Abandone vícios que prejudicam sua saúde
Nenhum vício é bom, entretanto, vícios em drogas, bebidas alcoólicas e cigarros afetam diretamente nossa saúde e bem-estar! Portanto, abandoná-los é a única saída. Se necessário procure tratamento especializado.
20. Desacelere
Tente simplificar sua vida – faça exercícios, faça caminhadas na natureza, pratique técnicas de respiração profunda e meditação.
Passar pela vida preocupado, ansioso e nunca ser capaz de relaxar e se divertir é um grande desperdício.
21. Lazer
Achar um tempo para o lazer em meio ao trabalho, estudo e atividades domésticas, é fundamental para manter nossa saúde. Arrume um tempo para passear, reunir os amigos, viajar e fazer outras atividades que te tragam prazer!
22. Definir o horário de dormir
Desligue seus dispositivos antes de ir para a cama. Independentemente da idade, os horários regulares e os rituais da hora de dormir nos ajudam a obter o sono que precisamos e nos dão a capacidade de funcionar em alto nível no dia seguinte. Trabalhe para criar uma rotina noturna – limite o tempo da tela (computadores, TV, telefones), evite lanches tarde da noite, escolha o horário de dormir e cumpra-o. Fazer essas coisas pode ajudá-lo a adormecer mais rápido, a dormir e acordar mais descansado e revigorado!
23. Faça acompanhamento de sua saúde
Exames rotineiros são importantes para manter seu corpo e sua saúde em ordem.
0 comentário