Cardiologia: especialidade médica
O que é cardiologia?
Cardiologia é a especialidade médica que se ocupa do diagnóstico e tratamento das doenças que acometem o coração bem como os outros componentes do sistema circulatório. O médico especialista nessa área é o cardiologista.
O que faz um cardiologista?
O cardiologista é o médico especializado no sistema circulatório humano e no coração. Ele estuda e faz o diagnóstico das doenças e anormalidades existentes no órgão responsável por bombear o sangue no corpo.
Ele atende pacientes em consultórios ou hospitais, solicita e realiza exames com o objetivo de encontrar alguma anomalia nas veias, artérias e no coração.
Quando devo procurar um cardiologista?
Segundo a Organização Mundial da Saúde, as doenças cardiovasculares são a principal causa de morte no mundo todo, correspondendo a 31% dos óbitos. Porém, a maior parte dessas doenças pode ser prevenida apenas com uma mudança nos hábitos de vida – e o cardiologista é o melhor profissional para orientar você nessa jornada.
O melhor momento para agendar uma consulta é quando se tem algumas indicações como tonturas e desmaios, apesar de nem sempre essas alterações estarem relacionadas a problemas cardiovasculars, varia de pessoa para pessoa e depende do sexo, da idade e da presença ou não de fatores de riscos e sintomas de doenças cardiovasculares.
Sintomas
- Ronco frequente durante o sono
- Falta de ar no repouso ou no esforço
- Dor ou desconforto no peito
- Tosse seca e persistente
- Cor azulada nas pontas dos dedos
- Tonturas ou desmaios frequentes
- Palpitações ou taquicardia
- Inchaço nas pernas, tornozelos e pés
- Cansaço excessivo sem razão aparente
- Suor frio
- Má digestão, enjôo ou perda de apetite
Quais são as principais doenças cardiovasculares?
Essas são as principais doenças cardiovasculares diagnosticadas por um médico especialista em cardiologia:
- Hipertensão arterial
- Doença coronariana (doença isquêmica do coração)
- Doença cerebrovascular
- Doença arterial periférica;
- Doença cardíaca reumática (doença valvar)
- Cardiopatia congênita
Priorize a sua saúde
Agora que você já conhece o que faz um médico cardiologista, as doenças diagnosticadas por ele e a importância das consultas periódicas com esse profissional, é importante marcar uma consulta com o cardiologista, tanto para prevenção como também para fazer o diagnóstico e iniciar o tratamento das doenças cardiovasculares que atingem o sistema cardiológico. Muitas dessas enfermidades, quando não se tem o tratamento iniciado precocemente, podem causar danos graves à saúde.
Sabemos que a saúde pública do país possui diversos problemas, como a demora para o atendimento, e que o preço para um atendimento particular é muito alto. Pensando nisso, a Todos Saúde tem um cartão que garante uma qualidade de vida melhor, agende seu médico com um de nossos especialistas.
0 comentário