Clínica Médica: Desvende a medicina por trás desta especialidade
O que é clínica medica?
A Clínica Médica é considerada uma das áreas bases da medicina, uma vez que engloba conteúdo das diversas especialidades clínicas. E esse é justamente um dos principais pontos de quem escolhe esta especialidade: você acaba sempre lendo e sabendo um pouco de tudo. O ponto forte são os desafios diagnósticos: os pacientes se apresentam com um conjunto de sinais e sintomas e é o clínico o grande responsável pela investigação. É como o House, do famoso seriado.
Contudo, um erro comum, principalmente daqueles afastados dos grandes hospitais e universidades, é se dedicar apenas a doenças de baixa complexidade e se tornar um grande encaminhador – hipertensão vai para o cardiologista, aumento de creatinina na nefro, tonteira no otorrino e assim por diante. É importante frisar que a Clínica Médica, como especialidade, engloba a atenção primária/atenção básica, concentrada no nível ambulatorial, mas também a medicina interna, responsável pela visita dos pacientes internados. Do mesmo modo, a maior parte dos emergencistas são hoje clínicos.
Outra área importante de atuação são as ações preventivas individuais, orientando medidas saudáveis e realizando exames preventivos (check up). Uma mudança recente na formação do clínico é que, apesar do conhecimento global da especialidade, a maioria dos clínicos novos tem procurado ter uma área na qual ele aprofundou a experiência e o conhecimento, em geral acompanhando um serviço especializado ou por mestrado e doutorado. Como exemplo, temos clínicos com maior atuação em hepatologia, hipertensão, colagenoses, entre outras.
Em relação à formação, a clínica médica está presente como conteúdo do ciclo profissional da graduação e é um dos rodízios obrigatórios no internato, com duração mínima de três meses. Todo médico que escolher uma especialidade clínica, com exceção de dermato e neuro, deverá realizar a residência de clínica médica (2 anos) antes do ingresso na especialidade.
O que faz um clínico médico?
Essa especialidade engloba de tudo um pouco. Então, o médico irá avaliar a saúde do paciente como um todo. A observação clínica analisa a história da doença que leva a pessoa a procurar o médico, e realiza o exame físico do paciente em seus menores detalhes em busca de dados para a elaboração do diagnóstico e do prognóstico.
Quando devo procura-lo?
O paciente pode procurar essa especialidade em qualquer momento. Se a pessoa estiver batalhando com sintomas, sentindo dores ou com uma doença que necessita do acompanhamento médico, este é o momento de ir atrás de um clínico.
O médico clínico, geralmente, é aquele que atua em ambulatórios e consultórios. Então, o paciente irá até ele para descobrir o que está causando sua enfermidade e como achar um tratamento eficiente para ela. Porém, é importante ressaltar que a clínica médica não é só curativa. A área também é destinada para a medicina preventiva, orientando medidas saudáveis e realizando exames preventivos (check-up).
Sintomas
- Dores
- Náuseas
- Vomito
- Sofre uma fratura
Quais as principais doenças diagnosticadas por um clínico médico?
- Coronavírus (COVID-19) …
- Doenças mentais. …
- Diabetes. …
- Hipertensão. …
- Infecção Urinária. …
- Febre, especialmente em crianças. …
- Check-up anual.
Priorize a sua saúde
Agora que você já conhece o que faz um Clínico Médico, as doenças diagnosticadas por ele e a importância das consultas periódicas com esse profissional, é importante marcar uma consulta com o tanto para prevenção como também para fazer o diagnóstico e iniciar o tratamento das doenças. Muitas dessas enfermidades, quando não tem o tratamento iniciado precocemente, podem causar danos graves à saúde.
Sabemos que a saúde pública do país possui diversos problemas, como a demora para o atendimento, e que o preço para um atendimento particular é muito alto. Pensando nisso, a Todos Saúde tem um cartão que garante uma qualidade de vida melhor, agende seu médico com um de nossos especialistas.
0 comentário