Dermatologia
O que é a Dermatologia?
A Dermatologia é uma especialidade médica cuja área de conhecimento se concentra no diagnóstico, prevenção e tratamento de doenças e afecções relacionadas à pele, pelos, mucosas, cabelo e unhas.
É também especialidade indicada para atuação em procedimentos médicos estéticos, cirúrgicos, oncológicos.
O que faz um dermatologista?
O dermatologista é o médico especialista no diagnóstico, tratamento e prevenção de doenças da pele, pelos, mucosas, cabelos e unhas. São mais de 3 mil doenças dermatológicas que afetam a pele de crianças, adultos e idosos.
O dermatologista atua no diagnóstico, prevenção e tratamento de doenças, além de orientar sobre cuidados gerais, solucionar problemas estéticos e trabalhar na manutenção da beleza da pele. Veja algumas doenças que os dermatologistas tratam: acne (espinhas), alergias, vitiligo, psoríase, queda de cabelos, hanseníase (lepra) e câncer da pele.
O profissional também é habilitado para tratar de doenças nas mucosas, como afecções na boca, lábios, gengiva, língua e também na área genital. Neste caso enquadram-se as doenças sexualmente transmissíveis (DST) ou doenças venéreas.
Quando devo procurar um dermatologista?
Se a pergunta “quando devo procurar um dermatologista?” já passou pela sua cabeça, é sinal de que você já teve algum problema de pele, unhas e cabelos ou pelo menos ficou em dúvida se alguma alteração era normal ou não.
Contudo, é comum que os pacientes procurem esse especialista apenas quando o problema já está muito avançado, o que dificulta o tratamento e pode ter consequências graves, como os casos de câncer de pele.
Por isso, é muito importante buscar atendimento dermatológico o mais breve possível ao observar alguns sinais e alterações.
Sintomas
- LESÕES QUE SANGRAM
Um pequeno caroço no rosto que sangra ao simples contato de objetos como uma toalha podem ser sinais do câncer mais comum em toda a população. Ele é consequência da exposição solar, raramente grave e limitado ao local. Se diagnosticado precocemente por um dermatologista, pode ser facilmente retirado com uma pequena cirurgia.
- CRAVOS E ESPINHAS
Ainda que seja vista como “coisa de adolescente” e um problema que acaba com o tempo, a acne pode causar sérios transtornos principalmente no que tange a questão emocional.
Elas podem deixar manchas e cicatrizes na adolescência e na fase adulta. Por este motivo, o aparecimento de cravos e espinhas em excesso são motivo para consultar o dermatologista.
- ALTERAÇÕES NAS PINTAS
O melanoma é o segundo câncer de pele mais comum. Ele se origina das alterações de manchas ou pintas presentes no corpo. Por este motivo é sempre indicado ir ao dermatologista para acompanhar a lesão de perto.
- PELE MUITO SECA OU MUITO OLEOSA
Se você ainda não sabe qual o seu tipo de pele, consulte um dermatologista. Se a sua pele for muito seca, oleosa ou mista, os produtos e tratamentos ideais serão indicados nesta consulta.
Além disso, quando a pele está muito seca e começa a descamar e a arder ou, então, quando há um excesso de óleo que causa acne e atrapalha seu dia a dia, é o dermatologista que pode indicar os melhores tratamentos e cuidados para reequilibrar sua pele.
- MANCHAS DE SOL
Especialmente as pessoas mais brancas se queimam com mais facilidade quando expostas ao sol, o que consequentemente faz com que elas tenham diversas manchas ao redor do rosto e do corpo.
Por este motivo, é importante visitar o dermatologista com frequência para receber dicas em relação ao uso do protetor solar, a inibição do envelhecimento cutâneo e a prevenção de lesões cancerígenas.
- ALTERAÇÕES NAS UNHAS
Se você sente que as suas unhas ficaram fracas, mudaram de cor ou de formato, é importante procurar um médico. As unhas fracas podem indicar alguma deficiência de vitamina, por exemplo.
Quais são as principais doenças relacionadas a dermatologia?
- Acne
- Câncer de Pele (ver também Melanoma)
- Eczemas ou “Alergias”
- Foliculite
- Hiperhidrose ou Suor Excessivo
- Infecções Fúngicas/Micoses/Tineas
- Herpes Simples
- Herpes Zóster
- Hiperidrose
- Melasma
- Melanoma
- Molusco Contagioso
- Psoríase
- Queda de Cabelo / Alopecia
- Rosácea
- Unhas (doenças de unhas)
- Urticária
- Verrugas Virais
- Vitiligo
Priorize a sua saúde
Agora que você já conhece o que faz um Médico Dermatologista, as doenças diagnosticadas por ele e a importância das consultas periódicas com esse profissional, é importante marcar uma consulta para cuidar da saúde da sua pele, assim como de todos os órgãos do seu corpo, como por exemplo, a visão, tanto para prevenção como também para fazer o diagnóstico e iniciar o tratamento das doenças que atingem a pele. Muitas dessas enfermidades, quando não tem o tratamento iniciado precocemente, podem causar danos graves à saúde.
Sabemos que a saúde pública do país possui diversos problemas, como a demora para o atendimento, e que o preço para um atendimento particular é muito alto. Pensando nisso, a Todos Saúde tem um cartão que garante uma qualidade de vida melhor, agende seu médico com um de nossos especialistas.
0 comentário