Glaucoma: Causas, sintomas, prevenção e tratamento

Publicado por Todos Saúde em

O glaucoma é uma doença que danifica o nervo óptico do olho. Geralmente acontece quando fluidos se acumulam na parte frontal do olho. Esse fluido extra aumenta a pressão no olho, danificando o nervo ótico.

O glaucoma é a causa mais comum de cegueira entre pessoas acima de 60 anos. Porém, a cegueira pode ser evitada se a doença for diagnosticada e tratada no início.

Existem dois tipos principais de glaucoma, o glaucoma de ângulo aberto e o glaucoma de ângulo fechado. O glaucoma de ângulo fechado é mais raro.

O que causa o glaucoma?

O glaucoma é o resultado de danos ao nervo óptico. À medida que esse nervo se deteriora gradualmente, pontos cegos se desenvolvem em seu campo visual. Por razões que os médicos não entendem totalmente, esse dano ao nervo geralmente está relacionado ao aumento da pressão no olho.

A pressão ocular elevada se deve ao acúmulo de um fluido que flui por toda a parte interna do olho. Este fluido interno normalmente é drenado para fora através de um tecido chamado malha trabecular no ângulo onde a íris e a córnea se encontram. Quando o fluido é produzido em excesso ou o sistema de drenagem não funciona corretamente, o fluido não consegue fluir na taxa normal e a pressão ocular aumenta.

O glaucoma pode ser hereditário. Em algumas pessoas, os cientistas identificaram genes relacionados à alta pressão ocular e danos ao nervo óptico.

Quais os sintomas?

Sintomas de glaucoma de ângulo aberto

No glaucoma de ângulo aberto, não há sinais de alerta ou sintomas óbvios nos estágios iniciais. Conforme a doença progride, pontos cegos se desenvolvem em sua visão periférica (lateral).

A maioria das pessoas com glaucoma de ângulo aberto não nota nenhuma mudança em sua visão até que o dano seja bastante grave. É por isso que o glaucoma é chamado de “ladrão silencioso da visão”. Fazer exames oftalmológicos regulares pode ajudar seu oftalmologista a encontrar a doença antes que você perca a visão. Seu oftalmologista pode lhe dizer com que frequência você deve ser examinado.

Sintomas de glaucoma de ângulo fechado

Pessoas com risco de glaucoma de ângulo fechado geralmente não apresentam sintomas antes de um ataque. Alguns dos primeiros sintomas de um ataque podem incluir visão turva, leves dores de cabeça ou dor nos olhos. Pessoas com esses sintomas devem ser examinadas por seu oftalmologista o mais rápido possível. Um ataque de glaucoma de ângulo fechado inclui o seguinte:

  • Forte dor nos olhos ou testa
  • Vermelhidão dos olhos
  • Visão diminuída ou visão turva
  • Ver arco-íris ou auréola
  • Dores de cabeça
  • Náuseas
  • Vômitos

Fatores de risco

Como as formas crônicas de glaucoma podem destruir a visão antes que quaisquer sinais ou sintomas sejam aparentes, fique atento(a) a esses fatores de risco:

  • Ter alta pressão ocular interna (pressão intraocular)
  • Ter mais de 60 anos
  • Ter um histórico familiar de glaucoma
  • Ter certas condições médicas, como diabetes, doenças cardíacas, hipertensão e anemia falciforme
  • Ter córneas finas no centro
  • Extremamente míope ou hipermetrópico
  • Ter sofrido uma lesão ocular ou certos tipos de cirurgia ocular
  • Tomar medicamentos corticosteróides (corticóides), principalmente colírios, por muito tempo

Prevenção

Essas etapas abaixo de autocuidado podem te ajudar a detectar o glaucoma em seus estágios iniciais, o que é importante para prevenir a perda de visão ou retardar seu progresso.

  • Faça exames regulares com a dilatação dos olhos. Exames oculares regulares abrangentes podem ajudar a detectar o glaucoma em seus estágios iniciais, antes que ocorram danos significativos. Como regra geral, a American Academy of Ophthalmology recomenda fazer um exame oftalmológico abrangente a cada cinco a 10 anos se você tiver menos de 40 anos; a cada dois a quatro anos se você tiver entre 40 e 54 anos; a cada um a três anos se você tiver de 55 a 64 anos; e a cada um a dois anos se você tiver mais de 65 anos. Se você estiver sob risco de glaucoma, precisará de exames mais frequentes. Peça ao seu médico para recomendar o cronograma de exames correto para você.
  • Conheça o histórico de saúde ocular de sua família. O glaucoma tende a ser hereditário. Se você estiver sob maior risco, pode precisar de exames mais frequentes.
  • Pratique exercícios com segurança. O exercício regular e moderado pode ajudar a prevenir o glaucoma, reduzindo a pressão ocular. Converse com seu médico sobre um programa de exercícios apropriado.
  • Tome colírios prescritos regularmente. Os colírios para glaucoma podem reduzir significativamente o risco de que a hipertensão ocular progrida para glaucoma. Para serem eficazes, os colírios prescritos pelo seu médico devem ser usados ​​regularmente, mesmo se você não tiver sintomas.
  • Use proteção para os olhos. Lesões oculares graves podem levar ao glaucoma. Use proteção para os olhos ao usar ferramentas elétricas ou praticar esportes que possam oferecer algum risco aos seus olhos.

Tratamento

O dano do glaucoma é permanente – não pode ser revertido. Mas a medicina e a cirurgia ajudam a evitar mais danos. Para tratar o glaucoma, seu oftalmologista pode usar um ou mais dos seguintes tratamentos.

Medicação

O glaucoma é geralmente controlado com colírios. Usado todos os dias, esses colírios reduzem a pressão ocular. Alguns fazem isso reduzindo a quantidade de fluido aquoso que o olho produz. Outros reduzem a pressão, ajudando o fluido a fluir melhor através do ângulo de drenagem.

Todos os medicamentos podem ter efeitos colaterais. Alguns medicamentos podem causar problemas quando tomados com outros medicamentos. É importante dar ao seu médico uma lista de todos os medicamentos que você toma regularmente. Certifique-se de falar com seu oftalmologista se você está sentindo algum efeito colateral causado por medicamentos para glaucoma.

Nunca mude ou pare de tomar seus medicamentos para glaucoma sem falar com seu oftalmologista. Se a sua medicação estiver quase acabando, pergunte ao seu oftalmologista se você deve renovar a receita.

Cirurgia a laser

Existem dois tipos principais de cirurgia a laser para tratar o glaucoma. Eles ajudam a drenar o fluído do olho. Esses procedimentos geralmente são feitos no consultório do oftalmologista ou em um centro cirúrgico ambulatorial.

  • Trabeculoplastia. Esta cirurgia é para pessoas com glaucoma de ângulo aberto. O cirurgião ocular usa um laser para fazer o ângulo de drenagem funcionar melhor. Dessa forma, o fluido flui adequadamente e a pressão ocular é reduzida.
  • Iridotomia. Isso é para pessoas com glaucoma de ângulo fechado. O oftalmologista usa um laser para criar um pequeno orifício na íris. Este orifício ajuda o fluxo de fluido para o ângulo de drenagem.

Cirurgia em sala de operação

Algumas cirurgias de glaucoma são feitas em uma sala de cirurgia. Ele cria um novo canal de drenagem para o humor aquoso sair do olho.

  • Trabeculectomia. É aqui que o cirurgião ocular cria uma pequena aba na esclera. Ele também criará uma bolha (como uma bolsa) na conjuntiva chamada bolha de filtração. Geralmente fica oculto sob a pálpebra superior e não pode ser visto. O humor aquoso pode ser drenado do olho através da aba e para a bolha. Na bolha, o fluido é absorvido pelo tecido ao redor do olho, reduzindo a pressão ocular.
  • Dispositivos de drenagem de glaucoma. Seu oftalmologista pode implantar um tubo de drenagem minúsculo em seu olho. O implante de drenagem do glaucoma envia o fluido para uma área de coleta (chamada de reservatório). Seu cirurgião oftalmologista cria esse reservatório abaixo da conjuntiva. O fluido é então absorvido pelos vasos sanguíneos próximos.
  • Cirurgia de catarata. Em alguns casos, a remoção das lentes naturais do olho pode diminuir a pressão ocular. Isso é mais comumente feito para pessoas com ângulos estreitos que têm pressão ocular elevada, sinais de glaucoma ou ambos. Com ângulos estreitos, a íris e a córnea ficam muito próximas. Se o ângulo for tão estreito que a íris toque a córnea, ele também cobrirá (bloqueará) o canal de drenagem do olho. A cirurgia de catarata cria mais espaço entre a íris e a córnea para que mais fluido saia do olho. Isso pode diminuir a pressão ocular.

Fontes: American Academy of Ophthalmology e Mayoclinic.org

Vimos como o Glaucoma pode ser perigoso e como é muito importante você fazer as consultas com um oftalmologista nos períodos corretos.

A Todos Saúde oferece consultas a partir de R$20,00 ao mês. Venha conhecer o Cartão de Benefícios Todos Saúde e seus parceiros e se surpreenda com todos seus benefícios.

Categorias: Sua Saúde

0 comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *