Pedra nos rins: O que é, causas, sintomas, tratamento e prevenção
O que são as pedras no rins?
Seus rins removem resíduos e fluidos do sangue para fazer a urina. Às vezes, quando você tem muitos resíduos e não há líquido suficiente no sangue, esses resíduos podem se acumular e grudar nos rins. Esses aglomerados de resíduos são chamados de cálculo renal ou pedras nos rins.
Tanto homens quanto mulheres podem desenvolver pedras no rins, sendo que os homens entre 20 e 40 anos possuem cerca de 3 vezes mais chances de contrair cálculo renal que as mulheres.
Quais os sintomas das pedras no rins?
As pedras no rins geralmente não dão nenhum sintoma até que elas comecem a se mover dentro dos rins ou ir para a uretra, que é o canal que leva a urina dos rins para a bexiga.
Se a pedra ficar alojada na uretra, pode bloquear o fluxo de urina e fazer com que o rim inche e a uretra tenha espasmos, o que pode ser muito doloroso.
Quando isso acontece os sintomas são:
- Dor forte e aguda na lateral e nas costas, abaixo das costelas
- Dor que se irradia para a parte inferior do abdômen e virilha
- Dor ou sensação de queimação ao urinar
- Sangue ao urinar
- Urina turva, escura ou com odor forte
- Uma necessidade persistente de urinar, urinar com mais frequência do que o normal ou urinar em pequenas quantidades
- Náusea e vômito
- Febre e calafrios se houver infecção
Esses são os sintomas mais comuns para o cálculo renal.
Existe mais de um tipo de pedras no rins?
Sim, as pedras nos rins podem se desenvolver com o acúmulo de diferentes tipos de substâncias, são elas:
- Pedras de cálcio
- Pedras de cistina
- Pedras estruvita
- Pedras de ácido úrico
Como posso evitar pedras no rins?
A melhor maneira de prevenir a maioria das pedras nos rins é beber bastante líquido todos os dias. A maioria das pessoas deve beber pelo menos 2 litros de água por dia.
Porém esse número é uma estimativa. Isso porque a quantidade exata de água que cada pessoa necessita ingerir diariamente varia de acordo com o peso, idade, estação do ano e outros fatores, como prática de atividade física, por exemplo, já que durante o exercício se perde mais líquidos através do suor, sendo necessário consumir mais água.
Se você tem doença renal e precisa limitar a ingestão de líquidos, pergunte ao médico quanto líquido você deve ingerir por dia. Limitar o sódio e as proteínas animais (carne, ovos) em sua dieta também pode ajudar a prevenir pedras nos rins. Se o seu médico conseguir descobrir de que é feita a sua pedra nos rins, ele poderá dar-lhe recomendações de dieta específicas para ajudar a prevenir futuras pedras nos rins.
A alimentação é muito importante. Alimentos ricos em sódio, embutidos, alimentos ricos em proteína animal como carnes e ovos são os vilões nesse caso e contribuem para o surgimento das pedras nos rins. Consuma esses alimentos com moderação e beba muito líquido.
Fique de olho na cor da sua urina, uma urina escura pode ser um indício de desidratação, o que pode contribuir com o surgimento do cálculo renal.
Qual o tratamento para pedras no rins?
O tratamento de uma pedra nos rins depende do tamanho da pedra, do que é feita, se está causando dor e se está bloqueando o trato urinário.
Para responder a essas perguntas e descobrir o tratamento certo para você, seu médico pode pedir para você fazer um teste de urina, exame de sangue, raio-x e / ou tomografia computadorizada.
A tomografia computadorizada pode exigir uso do corante de contraste. Se você já teve algum problema com o corante de contraste, informe o seu médico antes de fazer a tomografia.
Se os resultados dos seus exames mostrarem que a pedra nos rins é pequena, o médico pode lhe pedir para tomar analgésicos e beber bastante líquido para ajudar a empurrar a pedra pelo trato urinário.
Se a sua pedra nos rins for grande ou se estiver bloqueando o trato urinário, talvez seja necessário um tratamento adicional.
Uma opção de tratamento é a litotripsia por ondas de choque. Este tratamento usa ondas de choque para quebrar as pedras nos rins em pequenos pedaços.
Após o tratamento, os pequenos pedaços de cálculo renal passarão pelo trato urinário e sairão do corpo com a urina. Esse tratamento geralmente leva de 45 minutos a uma hora e pode ser feito sob anestesia geral, o que significa que você estará dormindo e não conseguirá sentir dor.
Outra opção de tratamento é a ureteroscopia. Este tratamento também é feito sob anestesia geral. O médico usa uma ferramenta longa em forma de tubo para localizar e remover a pedra ou para encontrar e quebrar a pedra em pequenos pedaços.
Se a pedra for pequena, o médico poderá removê-la. Se for grande, pode ser necessário quebrá-lo em pedaços. Nesse caso, um laser será usado para quebrar a pedra em pedaços pequenos o suficiente para passar pelo trato urinário.
Em casos raros, uma cirurgia chamada nefrolitotomia percutânea é necessária para remover um cálculo renal. Durante a cirurgia, um tubo será inserido diretamente no rim para remover a pedra. Você precisará ficar no hospital por dois a três dias para receber e se recuperar deste tratamento.
Quando preciso ir ao médico?
Ir ao médico é muito importante para você diagnosticar o cálculo renal e também ser orientado para o tratamento correto. Se você estiver com algum sintoma ou simplesmente suspeitar que pode estar desenvolvendo pedras no rins devido a alguma dor na região dos rins ou cor escura da urina, a ida ao médico o mais rápido possível é importante.
Se o médico diagnosticar o cálculo renal ainda no início, você poderá ter um tratamento menos doloroso.
O cartão de descontos Todos Saúde oferece a você descontos para consultas em vários médicos com um preço super acessível. Você também conta com descontos em mais de 50 parceiros como clínicas, laboratórios entre outros. Confira!
0 comentário