Saiba mais sobre o TDAH em crianças
TDAH é uma doença crônica que inclui dificuldade de atenção, hiperatividade e impulsividade.
Hoje nós vamos conhecer melhor esse transtorno, o que é, os sintomas, como diagnosticar e o melhor caminho para o tratamento.
O que é Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH)?
O TDAH é um dos transtornos do neurodesenvolvimento mais comuns na infância. Geralmente, é diagnosticado pela primeira vez na infância e costuma durar até a idade adulta.
Crianças com TDAH podem ter problemas para prestar atenção, controlar comportamentos impulsivos (podem agir sem pensar em qual será o resultado) ou ser excessivamente ativas.
Tipos de TDAH
Existem três tipos diferentes de TDAH, dependendo de quais tipos de sintomas são mais fortes no paciente:
- Predominantemente Desatenta: É difícil para o indivíduo organizar ou terminar uma tarefa, prestar atenção aos detalhes ou seguir instruções ou conversas. A pessoa se distrai facilmente ou esquece detalhes de suas rotinas diárias.
- Predominantemente Hiperativo-Impulsiva: A pessoa se agita e ou fala muito. É difícil para ela ficar sentado por muito tempo (por exemplo, em uma refeição ou enquanto faz o dever de casa). As crianças menores podem correr, pular ou escalar constantemente. O indivíduo se sente inquieto e tem problemas com impulsividade. Alguém que é impulsivo pode interromper muito os outros, arrancar coisas das pessoas ou falar em momentos inadequados. É difícil para a pessoa esperar sua vez ou ouvir instruções. Uma pessoa com impulsividade pode ter mais acidentes e ferimentos do que outras.
- Sintomas combinados: Os sintomas dos dois tipos acima estão igualmente presentes na pessoa.
Como os sintomas podem mudar com o tempo, a apresentação do transtorno também pode mudar com o tempo.
Sintomas
Como já vimos acima, os sintomas do transtorno de déficit de atenção e hiperatividade (TDAH) podem ser classificados em 2 tipos de problemas comportamentais: desatenção e hiperatividade e impulsividade.
A maioria das pessoas com TDAH têm sintomas que se enquadram nessas duas categorias, mas nem sempre é esse o caso.
Por exemplo, algumas pessoas com essa condição podem ter problemas de desatenção, mas não de hiperatividade ou impulsividade.
Esta forma de TDAH onde somente aparecem problemas de desatenção também é conhecida como transtorno de déficit de atenção (DDA). A DDA às vezes pode passar despercebida porque os sintomas podem ser menos óbvios.
Sintomas em crianças e adolescentes
Os sintomas de TDAH em crianças e adolescentes são bem definidos e geralmente são perceptíveis antes dos 6 anos de idade. Eles geralmente ocorrem em mais de uma situação, como em casa e na escola.
Desatenção
Os principais sinais de desatenção em crianças são:
- Não conseguem focar em tarefas mais longas e são facilmente distraídas
- Têm dificuldade de fazer tarefas que podem ser tediosas ou longas
- Cometem erros simples – por exemplo, nas tarefas escolares
- Têm dificuldade de seguir instruções
- Têm dificuldade de organizar tarefas em geral
- Podem perder coisas com frequência
- Mudam constantemente de atividades ou tarefas
Hiperatividade e impulsividade
Os principais sinais de hiperatividade e impulsividade são:
- Inquietação constante
- Incapacidade de concentrar em tarefas
- Agir frequentemente sem pensar
- Ser incapaz de ficar parado, especialmente em ambientes calmos e silenciosos.
- Excesso de conversação
- Excesso de movimentos físicos
- Incapacidade de aguardar sua vez
- Interrompe frequentemente conversas
- Pouco ou nenhum senso de perigo
Como podemos perceber, esses sintomas podem causar grandes e significativos problemas na vida de uma criança, como baixo desempenho escolar, fraca interação social com outras crianças e adultos e problemas de disciplina.
Diagnóstico e tratamento
Diagnóstico
Diagnosticar uma criança com TDAH é um processo de várias etapas. Não existe um teste único para diagnosticar o TDAH, e muitos outros problemas, como ansiedade, depressão, problemas de sono e certos tipos de dificuldades de aprendizagem, podem ter sintomas semelhantes, mas que não caracterizam o TDAH.
Uma etapa do processo envolve um exame médico, incluindo testes de audição e visão, para descartar outros problemas com sintomas iguais ou parecidos com o TDAH.
O diagnóstico de TDAH geralmente inclui uma lista de verificação para classificar os sintomas de TDAH. Para o diagnóstico também é importante obter o histórico da criança junto aos pais e professores para confirmar os sintomas de TDAH.
Tratamento
Na maioria dos casos, o TDAH é mais bem tratado com uma combinação de terapia comportamental e medicação.
A Psicoterapia é um tratamento interessante para crianças em idade pré-escolar (4-5 anos de idade) com TDAH, a terapia comportamental, especialmente o treinamento dado pelos pais, é recomendada como a primeira linha de tratamento para melhorar o comportamento das crianças antes de tentar a medicação.
O tratamento com medicamentos é recomendado para diminuir os efeitos do TDAH, diminuindo os principais sintomas, como por exemplo a desatenção.
O que funciona melhor pode depender da criança e da família. Bons planos de tratamento incluirão monitoramento próximo, acompanhamentos e fazer mudanças, se necessário, ao longo do caminho
A Todos Saúde oferece preços populares em consultas e exames de todas as especialidades a partir de R$22,00 ao mês.
Venha conhecer melhor o Cartão de Benefício Todos Saúde e seus parceiros e se surpreenda.
0 comentário